Rádio: o companheiro do dia a dia

dia mundial do rádio.OKA

No trabalho, no carro ou em casa. Pelo celular, pelo computador, por um aparelho ligado na tomada ou por aquele que funciona apenas com pilhas. Não importa onde e não importa como, o rádio é presença constante na vida de muitas pessoas. Rádio é informação, entretenimento, música, cultura, jornalismo, publicidade e pluralidade. Esse que é um dos meios de comunicação mais antigos continua atual e ao alcance de todos.

Nesta sexta-feira, dia 13 de fevereiro, é comemorado o dia mundial do rádio, que este ano tem como tema “O jovem e o Rádio”, com ênfase nas oportunidades e no futuro dos jovens e nas novas tecnologias. Afinal, nessa era de globalização a informação radiofônica também está no tablet, no computador e no celular.

O rádio também está dentro da universidade. É o caso da Unijuí FM que disponibiliza música e informação em diversos canais. Você pode sintonizar pela internet, em um aparelho de som e até mesmo através de aplicativos para celular e tablet. É a diversidade do rádio em uma diversidade de meios.

E aí, o que o rádio representa para você?

Eliana Cadoná: Bióloga

O rádio é o meio essencial de comunicação apesar de todo o avanço das tecnologias, pois é ele ainda que acompanha as pessoas em todos os locais por onde andam.

Amanda Lima: 7° semestre de Jornalismo

Penso que ele dá uma sensação diferente ao ouvir uma notícia ou uma música. O rádio me possibilita, enquanto profissão, um exercício diário maravilhoso com os ouvintes e um aprendizado diário que nenhum dinheiro proporciona. A sensação que ele dá é de representar algo importante para nosso ouvintes, eles merecem todo nosso respeito. ”Rádio é cachaça, vicia”

Luiz Henrique Berger: Jornalista

Entender como o rádio irá crescer é com o que me ocupo nestes últimos tempos. Muitas perguntas sem respostas. No seu centenário, o rádio vai se transformar no maior veículo do mundo, porque ele impacta novamente, a partir dos novos formatos. Como jornalista que trabalha em rádio, tenho clareza da necessidade de prestar um bom serviço, de fixar no conteúdo, que precisa ser muito pensado; saber o que está falando; voltar no tempo, ver como os roteiristas trabalhavam. Uma boa música faz o dia da gente melhor; você trabalha com mais prazer e o rádio é capaz de causar essa surpresa no ouvinte.

Vera Raddatz: Professora de Jornalismo

Rádio é a expressão dos cinco sentidos do corpo humano pela força da voz.

Paola Machado: 7° semestre de Jornalismo

Confesso que já gostei mais, principalmente quando era adolescente escutava bastante radio. Agora eu escuto ou para me distrair escutando música ou para ouvir noticias ou ainda futebol. Depois da internet é o veículo mais rápido da notícia. Se você quer saber de algo você liga o radio, minha mãe por exemplo sempre faz isso. Se ela quer escutar sobre determinada notícia ela liga o rádio.

Patricia Gindri: 9° semestre de Medicina Veterinária

É um dos meios de comunicação mais antigos e há informações importantes que só são transmitidas por ele devido a sua agilidade.

Marcia Formentini: Professora de Relações Públicas

O rádio é versatilidade e rapidez.

Diego Ferreira dos Santos: 6° semestre de Relações Públicas

O que geralmente escuto na rádio, são programas jornalísticos, com informações locais e nacionais, com o intuito de informação e atualização com o que acontece e também programas musicais.  Ondas, frequências e sons que tem o poder de prender a atenção, gerar discussões, divertir e unir. Isso é o rádio.

Ana Louise Diel: 7° semestre de Jornalismo

O rádio não é o meio que eu mais gosto, porque prefiro a leitura (jornal, revista), mas gosto da versatilidade que ele proporciona e agilidade, em questão de que o fato acontece, e já pode ser divulgado. É estranho pensar que o rádio provoca em mim uma sensação constrangedora só de pegar no microfone, coisa que no microfone em frente as câmeras não sinto. Acho que posso resumir minha relação com o radio em: “Resultados, coberturas e informações na hora, é só sintonizar em alguma emissora de rádio”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s