Caderno de Imagens: Experiências fotográficas e empreendedorismo

DSC_5120[1]

Luís Fernando é fundador da revista Caderno de Imagens

Na sexta-feira, 19 de setembro, último dia de Festicom, o jornalista Luís Fernando esteve na Unijuí para falar sobre empreendedorismo e fotografia. O fotógrafo é natural de Santo Ângelo e trouxe para o pessoal da Comunicação algumas experiências na área. Ele falou também sobre o projeto Caderno de Imagens.

Luís contou que quando ingressou no curso de Comunicação Social da Unijuí não sabia que fotografia fazia parte do curso. As primeiras aulas de fotojornalismo na faculdade foram em 2000 com o professor Paulo Scortegagna. Na época, o estilo fotográfico era diferente. As fotos eram feitas com câmeras analógicas e reveladas no laboratório.

O fotógrafo também destacou alguns trabalhos realizados no período acadêmico como o Farra Urbana, trabalho final de Fotojornalismo, e ANIMACRO, mostra apresentada no III Salão Universitário de Arte da Unijuí. Além disso, o jornalista também destacou alguns trabalhos em segmentos como shows, ensaios e fotografia na natureza.

“O jornalista como fotógrafo tem a obrigação de criar imagens boas”, afirmou Luís Fernando. Segundo ele, ser contratado e dizer que não conseguiu fazer boas captações pode representar o primeiro e último trabalho. Além disso, a área jornalística tem um ponto em especial: “O jornalismo é uma área que envolve várias práticas de maneiras diferentes”, destacou.

Em 2013 o jornalista fundou a revista Caderno de Imagens. A publicação contém como base quatro eixos: cidadania, cultura, educação e sustentabilidade. As produções são realizadas com o apoio de colaboradores. Para finalizar a fala, Luís deixou algumas dicas para os alunos de comunicação: “É preciso se dedicar ao curso, se inscrever em festivais e eventos, ter o domínio de programas e softwares e ter um olhar diferenciado para as pautas”, enfatizou.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s