Papo Faixa é destaque na segunda noite do Festicom

Daniela Ungaretti comandou o Papo Faixa na segunda noite do Festicom

Daniela Ungaretti comandou o Papo Faixa na segunda noite do Festicom

Experiências, desafios e futuro. A reflexão sobre esses assuntos marcou o Papo Faixa com Daniela Ungaretti, jornalista da RBS TV. No Salão Azul do câmpus Ijuí, o pessoal da comunicação conheceu mais sobre a inserção da apresentadora no Jornalismo e curiosidades do trabalho na TV.

Daniela falou sobre persistência e os desafios que enfrentou na carreira. O primeiro: a escolha pelo curso de Jornalismo. Com 17 anos ingressou na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Um segundo obstáculo surgiu: contornar a timidez. “Eu era tímida, falava pouco. Aprendi nesse novo mundo a contornar essa situação”, contou.

A entrada na RBS aconteceu pelo projeto Caras Novas. Mais tarde a apresentadora conseguiu um destaque na reportagem da TVCOM, mas antes disso precisou fazer algumas coisas que não eram exatamente da área, como ser animadora de plateia de um programa de auditório. “Nem sempre estamos onde gostaríamos. Nada como o tempo para ajeitar tudo”, afirmou.

A âncora do Teledomingo também destacou algumas dicas para o futuro na profissão. Uma delas é a passar pela reportagem: “Todos tem que passar por uma experiência na rua. Esse é o segmento em que você mais aprende a ser veloz, devido ao curto espaço de tempo que tem para concluir as atividades diárias”, afirmou. Além disso, a apresentadora também salientou que um olhar diferenciado pode ajudar na pauta.

No que diz respeito ao jornalismo, Daniela explicou que hoje é preciso levar ao público a notícia por outro ângulo, um novo formato na reportagem e na apresentação. Nesse segmento ela diz ser importante manter um contato maior e melhor com o telespectador, saindo do padrão.

A apresentadora também destacou as reportagens que mais marcaram sua carreira, uma delas foi a cobertura do incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria. Segundo ela, “nesse segmento você tem que ter cuidado no que diz respeito, principalmente, ao sensacionalismo e ao sentimentalismo. Você tem que ter um tom certo para divulgar a informação e cuidar em como conseguir a informação com as pessoas”.

Natani Paz foi uma das alunas que participou do Papo Faixa. Segundo a acadêmica do 6° semestre de Jornalismo, as experiências que os profissionais consagrados do meio tiveram são importantes para os próximos passos na profissão. Um dos pontos mais importantes da conversa com a jornalista para Natani foi a cobertura do incêndio na Kiss: “o que me deixou mais pensativa foi o que ela contou sobre a cobertura da tragédia na Boate Kiss. São nessas horas de maior dificuldade e pressão que conseguimos nos superar. No entanto, o cuidado e o profissionalismo que ela teve naquele momento foram fundamentais”.

Para quem quiser encarar a TV, a jornalista deixou algumas dicas: “A televisão não é para quem quiser aparecer. É preciso querer fazer jornalismo, se enxergar como repórter para exercer a bancada com ética e profissionalismo”. Além disso, o profissional precisa ser multimídia, ele deve saber atuar nas mais diversas mídias.

Papo Faixa – O Papo Faixa é uma extensão do Faixa Universitária, programa semanal da TVCOM dedicado a exibir a produção audiovisual das universidades gaúchas. Várias produções de alunos da Unijuí já foram exibidas no programa. Os alunos de Jornalismo da Unijuí estão produzindo uma matéria sobre o evento com a Daniela, que vai ser exibida no Papo Faixa da TVCOM no sábado dia 27 de setembro.

FESTICOM – Hoje tem mais Festicom! O destaque desta quarta-feira é a Mostra de Talentos da Comunicação que vai agitar o Salão Azul.  Vai ter música, dança e exposição de fotografias. A programação inicia às 19h30.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s