Palestra de ZH na Unijuí destaca como tema as mídias sociais

IMG_0096

Jornalista Paula Minozzo. Foto: Renan Person

Na noite desta segunda-feira, 18, o câmpus da Unijuí recebeu a jornalista Paula Minozzo, editora-assistente na Editoria do Leitor e gerenciadora das redes sociais e blogs da Zero Hora desde 2013. A visita fez parte do ciclo de palestras em comemoração aos 50 anos do jornal. O evento é uma parceria do curso de Comunicação Social da Unijuí e do jornal Zero Hora.

O assunto principal em discussão foi a mídia social. A jornalista explicou que em cinquenta anos a Zero Hora passou por mudanças, tanto no impresso como no digital. O motivo para as mudanças, segundo ela, é o leitor. É ele o responsável por ditar o consumo. Plataformas e cadernos novos foram algumas das mudanças mais visíveis da nova ‘era’ do Zero Hora. O caderno dominical agora é chamado “PrOA” e foi acrescentada a editoria “Sua Vida”, que traz diversos temas do cotidiano das pessoas, por exemplo.

Outra questão pertinente é a influência do público que comenta as notícias publicadas. “Nós lemos os comentários postados no facebook e se a opinião da pessoa for bem relevante trazemos para dentro da página”, afirmou Paula.

Nesse ramo conquistar mais público faz toda a diferença. A repaginação feita tem como objetivo atingir mais pessoas e adquirir uma cara mais jovem. O público que a Zero Hora pretende alcançar é entre a faixa de 25 e 40 anos, relatou Paula. “Nesse segmento a audiência aumenta devido à busca por materiais. Os horários de maior pico são: às 08h, às 11h, às 13h e às 16 horas”, complementou.

Eventos com ênfase no mercado de trabalho são fundamentais para o aluno. Adriane Hanke é uma das alunas que veio participar da palestra. Segundo ela a troca de experiências entre profissionais e acadêmicos “aproxima o aluno da realidade profissional, das rotinas, dos desafios, dos diferentes segmentos de atuação e das diversas possibilidades de mostrar suas potencialidades”.

O ciclo de palestras ZH com os estudantes sobre Jornalismo iniciou na ESPM, em Porto Alegre, com Cláudia Laitano. Repórteres, editores e colunistas farão um roteiro pelos 24 cursos de Jornalismo no Rio Grande do Sul. Até segunda-feira, 25, a Zero Hora vai visitar 15 cidades.

Texto: Cristiane Grumicker / Suelen Haupt

Barra blog

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s