Fim do mundo, jornalismo, criatividade…

Imagem blogO que vem depois do fim do mundo? Dinossauros, vida em marte? São várias as opções. No semestre passado, alunos da disciplina de Oficina de Leitura e Produção de Texto, do quinto semestre do curso de Jornalismo, puderam usar e abusar da imaginação. A partir da escolha do tema, foram várias as histórias que ganharam vida.

Na disciplina, o contato com obras literárias foi fundamental. Os alunos puderam conhecer e estudar autores tradicionais e contemporâneos da literatura e do jornalismo nacional e internacional. Entre os autores estudados, destacam-se clássicos das letras nacionais, como Machado de Assis, João do Rio, Euclides da Cunha, e internacionais, como Truman Capote, Gay Talese e Ítalo Calvino. Segundo Marcio Granez, professor e coordenador do curso de Comunicação Social, “o objetivo da disciplina é ampliar o repertório do aluno de jornalismo sobre a produção ficcional, na linha da escola do New Journalism”.

Exercitar a criatividade é uma das contribuições do estudo de diferentes estilos de texto. Segundo a estudante de Jornalismo Suelen Letícia Haupt, a produção de texto do gênero ficcional na disciplina é muito interessante. “Esse tipo de produção permite que o indivíduo exercite sua criatividade, amplie sua capacidade, pois não há regras para serem seguidas, não é preciso escrever de modo formal, o aluno tem liberdade para criar o texto, a formatação e os personagens”, relata.

Para o professor, a importância da disciplina está justamente no desenvolvimento da linguagem. “A linguagem é a ferramenta de trabalho do jornalista. Exercitar suas potencialidades criativas é fundamental para o estudante”, afirma.

As produções da turma podem ser conferidas no blog: O fim do mundo de novo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s