Entrando no clima do Festicom…

Tem votação pintando na área. A Usina de Ideias e a coordenação do curso de Comunicação Social convidam você para participar da escolha da marca oficial do Festicom, tradicional festival do curso de Comunicação da Unijuí. A votação começa hoje, com três marcas na disputa. As criações foram feitas por alunos da disciplina de Direção de Arte Avançada, do curso de Publicidade e Propaganda, no segundo semestre de 2013, com orientação da professora Nilse Maldaner. Dê uma olhada nas marcas e vote no final deste post.

Confira as marcas na disputa:

 

Marca 1:

Esta proposta de marca para o tradicional Festival da Comunicação foi pensada com o intuito de trazer à tona a importância do evento. O conceito central apresenta uma marca clássica e ao mesmo tempo inovadora.

A referência vem das Olimpíadas Gregas, com destaque principal para a coroa de louros, artefato usado para coroar os vencedores das olimpíadas na antiguidade. Assim, a marca traz o nome do Festival entre a coroa de louros, representando a grandeza e a importância do Festicom.

As cores buscam remeter à glória e à felicidade de receber o prêmio, e a fonte escolhida possui boa legibilidade. A proposta, como dito anteriormente, é uma referência ao clássico e ao inovador de maneira simples, com uma marca que pode ser facilmente aplicada em várias versões.

Marca 2:

A construção desse símbolo foi baseada nos conceitos representados pelos respectivos mascotes de cada curso:

O olho da Raposa – Jornalismo: A Raposa é o símbolo maior da esperteza e da astúcia. Tem visão, olfato e audição bastante aguçados e permanece alerta a tudo que se passa a sua volta, além de ser extremamente ágil e inteligente.

Golfinho Rotador – Relações Públicas: São animais que se desenvolvem em ambientes difíceis e estão sempre atentos a mudanças e monitorando o ambiente em que se encontram. O que este tem em comum com o profissional da área, é que ambos buscam a integração e estabelecem diversas formas de comunicação com o grupo para fortificar a união.

Galo – Publicidade e Propaganda: O galo acorda bem cedo e dá o seu grito antes que todos os outros animais. Ele que canta e faz alarde desde o amanhecer para anunciar o dia. Ele representa o comunicador há várias décadas por ser o grande propagandista do raiar do dia. A mesma coisa é com a publicidade: deve-se anunciar antes que os concorrentes e de forma eficiente.

Com o objetivo de criar uma marca forte, consistente, moderna, e que não fique obsoleta com o passar do tempo, foram escolhidas as fontes da família DIN. Além disso, foi criada uma variação de peso na última sílaba do nome da marca para ressaltar o COM, de comunicação.

Para as cores foi escolhida a tabela CMYK, pois ela é a base de todas as outras cores e a mistura delas cria uma grande diversidade, o que é uma característica marcante dos comunicadores. Além disso, foi designada uma cor para representar cada ênfase do curso. Amarelo para Jornalismo, azul para Publicidade e Propaganda e cor-de-rosa para Relações Públicas.

Marca 3:

Essa proposta de marca apresenta a ideia de algo espontâneo e irreverente, características que lembram muito o curso de Comunicação. Mostra também a questão da visibilidade, essa trazida pelo festival, e tão procurada pelo meio da comunicação.

Foi utilizada uma fonte nada tradicional, com várias linhas arredondadas, algo pouco linear. A cor laranja foi escolhida por representar a alegria e o sucesso e por ser muito ligada à criatividade, assim como a fonte escolhida. Foi usado também o cinza, cor da autocrítica. Com o símbolo, o objetivo foi representar uma televisão, um quadro, ou qualquer tipo de tela que possa passar informações, já que a comunicação é muito ligada aos meios que trazem exposição e visibilidade.

A marca buscou reunir vários pontos ligados ao curso e ao festival em uma única ideia, simples, visualmente limpa e de fácil aplicação, pois pode ser aplicada de forma monocromática sem nenhum problema.

——————

Deu uma olhada nas produções e na explicação das marcas? De qual delas você gostou mais? Participe e ajude a escolher a marca oficial do Festicom! A votação vai até a próxima sexta-feira, dia 11/07. Contamos com o seu voto!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s