Palestra com Juremir Machado marcou o lançamento da nova temporada da Web Redação K1

DSC_0184 cópiaNa noite desta terça-feira, 03 de junho, uma palestra com o jornalista e escritor Juremir Machado foi realizada na Unijuí. O tema abordado foi “1964: Golpe Midiático-Civil-Militar”, nome de sua obra mais recente, lançada em março deste ano. O evento que reuniu estudantes de vários cursos da universidade, de escolas de ensino médio e pessoas da comunidade interessadas no assunto, marcou o lançamento da nova temporada da Web TV Redação K1, produzida por alunos do curso de Comunicação Social da Unijuí.

Segundo Felipe Dorneles, professor do curso de Comunicação Social, a Web Redação K1 é um projeto multimídia que completa um ano. Na nova temporada, o programa destaca o golpe militar com reportagens especiais. O enfoque das produções envolve várias disciplinas como Produção de Áudio, Produção de Foto, Produção de Texto e Produção de Vídeo. Ao longo dos semestres a escolha dos temas mudou. “No começo esse projeto abordava, no site, a vida acadêmica e a juventude. A partir da ideia da professora Vera Raddatz, optamos por trazer a ênfase sobre os 50 anos do golpe militar”, explicou o professor.

Nova temporada da  Web TV Redação K1 é lançada

Nova temporada da Web TV Redação K1 é lançada

A definição do tema proporcionou a produção de reportagens, documentários, programas de rádio e também a reprodução de fotos da época feitas em estúdio. Neste contexto do regime militar é que surgiu a ideia de trazer à Unijuí o jornalista Juremir Machado. “A partir da temática convidamos o Juremir Machado, que tem conhecimento sobre importantes acontecimentos que marcaram a época, para palestrar em nosso evento de lançamento da nova temporada”, afirmou Felipe.

Grande público prestigiou o evento

Grande público prestigiou o evento

O jornalista enfocou, entre várias questões, a influência da mídia no golpe militar. Ele explicou que os meios de comunicação da época tiveram importância fundamental no processo, pois apoiaram o regime. Segundo Juremir, alguns dados evidenciaram bem como foi o processo da ditadura. Foram 500 mil pessoas investigadas pelos órgãos públicos, 200 mil acusados de subversão, 50 mil presos só nos primeiros meses da ditadura, e mais de quatro mil mandatos cassados. A ditadura também atingiu o Congresso, que foi fechado três vezes durante o período.

O período foi marcado por tortura, repressão, exílio, assassinatos e condenações pelo Tribunal Militar. A pena de morte estava incluída. Somente mais tarde as sentenças passaram à prisões perpétuas e penas menores. “Tudo isso aconteceu a partir do golpe que derrubou o presidente legítimo cujo grande crime foi propor reformas para o país”, relatou Juremir.

Os meios de comunicação tiveram efetiva participação, conforme o jornalista. “Praticamente todos os jornais da época influenciaram na queda do presidente Jango”, afirmou. Neste processo estavam incluídas grandes mídias como o jornal O Globo, O Dia, O Estado de São Paulo e a Folha de São Paulo.

Ao final da palestra, os participantes puderam fazer perguntas ao jornalista. Os questionamentos abordaram assuntos como a imparcialidade jornalística. De acordo com Juremir, é possível perceber algumas posições, a revista Veja e o Estado de São Paulo, por exemplo, podem ser consideradas publicações liberais, conservadoras, até mesmo de direita, o que é um direito delas. Ele afirma que “a solução não é as publicações assumirem partidos, mas fazerem um jornalismo mais competente, mais consistente, mais sério, mais comprometido com a população, e não sinuoso, ardiloso, comprometido por baixo dos panos, não é uma coisa, nem outra”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s