Intercom Sul: conhecimento compartilhado

10364219_617931374951989_514439137_nDos dias 08 a 10 de maio foi realizada mais uma edição do Intercom Sul. Este ano o XV Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sul, teve como tema “Guerra e Paz”, e foi realizado na Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul, câmpus de Pedra Branca. O evento que reúne comunicadores de várias instituições educacionais tem como objetivo estimular pesquisas nas áreas das Ciências da Comunicação para discutir os rumos da mídia brasileira. O destaque também foi para o incentivo ao fortalecimento de vínculos com pesquisadores e a avaliação do ensino dos cursos universitários.

Mais de 30 estudantes do curso de Comunicação Social da Unijuí foram para o evento. Poder participar pela segunda vez de um Intercom foi gratificante, segundo André da Costa. O estudante do 7° semestre de Jornalismo que participou das oficinas “Organização e Planejamento de Eventos” e “Política(s) na Web: teorias e práticas sociais” destacou que esta última, em especial, teve um significado maior. A oficina teve como foco uma análise das campanhas políticas dos candidatos à Prefeitura de Porto Alegre, nas eleições de 2012. “Os oficineiros mostraram como os políticos trabalhavam a imagem e divulgação nas redes sociais. Também aprendi, com um exercício dinâmico, classificar os diversos conteúdos da Web. A oficina me proporcionou uma visão mais ampla sobre uma área que antes não me chamava tanto a atenção”, afirmou.

10339002_617931364951990_1485968388_n

A importância do evento não está apenas no compartilhamento de conhecimento acadêmico com outras universidades. Segundo André, “A magia do evento é incrível. Todos dialogam, querem saber onde você estuda. Quais suas experiências. É um verdadeiro universo da comunicação”.

O acadêmico de Jornalismo participou também da parte final do painel Análise dos 100 anos de Jornalismo, com o professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Francisco Karam; assessor de imprensa da Fábrica de Comunicação, Roger Bitencourt; e o professor do curso de Jornalismo da Unisul, Laudelino José Sarda. O Intercom, além de oficinas e painéis, também foi marcado por apresentações culturais e um coquetel que finalizaram o primeiro dia do evento.

10335811_617931368285323_1547790661_n

Sobre a experiência de ter participado, André enfatiza: “Deixo a dica para que os estudantes economizem dinheiro durante o ano e vão. Vale muito a pena. O conhecimento oferecido e compartilhado com outras universidades é enriquecedor”, afirmou.

Outra oportunidade para participar e adquirir mais conhecimento na área da comunicação é durante o 37° Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação que será realizado de 02 a 05 de setembro em Foz do Iguaçu, no Paraná. A ida para o evento está sendo organizada pelo Diretório Acadêmico da Comunicação (DACOM). Interessados em participar podem entrar em contato com o presidente do DACOM, Diego Ferreira dos Santos, pelo e-mail diego_chavedeouro@hotmail.com.

As inscrições para o evento nacional podem ser feitas até o dia 18 de julho na página do Intercom.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s