Os desafios da redação

Um bom texto deve estar bem estruturado, conciso, deve ainda ser o mais objetivo possível, respondendo as dúvidas de quem busca aquela informação. Agora, como alcançar tal nível? O desafio de produzir uma boa redação jornalística está aí desde o tempo da máquina datilográfica. Com o passar dos anos a evolução tecnológica facilitou muito a vida de quem vivencia isso, mas seriam apenas as facilidades tecnológicas da modernidade as soluções para uma boa escrita?

Concentração: A redação na prática

Concentração: A redação na prática

Para responder a estas questões entrevistamos alunos da disciplina de Redação Jornalística I. Afinal, estes alunos estão tendo, em sua maioria, o primeiro contato com este desafio. O acadêmico Murilo Della Flora explica que sempre foi direto, em poucas linhas conseguia escrever a sua ideia principal, e que agora passou a ver que precisa deixar seu texto mais harmonioso. Já o aluno Tálisson Lange falou sobre as dificuldades em escolher uma boa pauta e da necessidade de conhecer o público para o qual se pretende escrever. Nesta mesma linha, a também acadêmica de jornalismo Gabriela Duarte falou que um dos seus desafios tem sido escrever sobre um tema com o qual ela ainda não teve contato. Como exemplo citou que escrever sobre a área rural, da qual ela tem um maior domínio, a deixou mais confortável e por consequência avalia que seu desempenho foi melhor.

Na busca de nortear os recém-chegados à disciplina, está o professor e coordenador do curso de Jornalismo Marcio Granez. Ele diz que um acadêmico de Redação Jornalística I precisa ter conhecimento em nível de conteúdo sobre aquilo que se escreve, precisa ler sobre o tema, fazer entrevistas, mas que também é necessária a organização do pensamento e da narrativa para fazer deste conteúdo algo inteligível e de fácil compreensão. Fala ainda que a disciplina de Redação Jornalística I tem exatamente este objetivo, ensinar estas técnicas. No momento os alunos têm trabalhado na agência de notícias onde se usa basicamente o lead, mas não apenas. Há cinco veículos de comunicação com os quais a disciplina trabalha, em alguns dos quais é possível um formato mais livre e aceitável até um pouco de humor, e outros formatos mais tradicionais onde se tem a “cara da notícia”. Basicamente o segredo para um bom texto está aí, conhecer o assunto, se informar acerca dele e conseguir organizar as suas ideias, mas acima de tudo ter inspiração.

Texto: Kelvin Rodrigo Carvalho de Morais

barra ok

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s