Mudanças nas frequências radiofônicas

10783

A presidente Dilma Rousseff assinou no dia 07 de novembro, o decreto que permite que as rádios de AM (Amplitude Modulada) migrem para a faixa FM (Frequência Modulada). A mudança deve permitir a melhor abrangência das emissoras, sendo possível ouvir os conteúdos também na Frequência Modulada, por meio de aparelhos celulares e tablets.

A professora e doutora em Comunicação Social, Vera Raddatz, afirma que a mudança das emissoras AM para FM vai ser importante para melhorar a qualidade do som na programação, assim como a expansão de vários negócios como a publicidade. “As principais mudanças decorrentes do decreto é justamente a igualdade na qualidade do som da programação do rádio AM e do rádio FM e um maior incremento de negócios no rádio pela expansão da publicidade, captando novas e grandes empresas”, afirma Vera.

A mudança de estação pode ser feita a partir de 1° de janeiro de 2014. Segundo Dilma Rousseff, a mudança vai possibilitar que o rádio ultrapasse fronteiras: “Ao cativar as novas gerações, esse fato [assinatura do decreto] ajudará a firmar o rádio como meio de comunicação que ultrapassa fronteiras etárias, geográficas e sociais”.

No Brasil,existem aproximadamente duas mil emissoras AM, que tem prazo de um ano para decidir se mudam ou não de frequência. O tempo limite das emissoras para operar nas duas faixas (AM e FM) é de cinco anos. As emissoras AM que te abrangência maior num estado inteiro, por exemplo, não precisam mudar de faixa. As rádios que operaram na faixa AM terão que trocar seu sistema de transmissão de sinal, que incluem transmissores, antenas e outros equipamentos.

Ciclo de Debates Radiofônicos – Para debater todos os aspectos que envolvem esse meio de comunicação, desde setembro o curso de Comunicação Social da UNIJUÍ, em parceria com a Rádio Educativa UNIJUÍ FM, está provendo o Ciclo de Debates Radiofônicos. O próximo encontro acontece nesta terça-feira, dia 12 de novembro, a partir das 19h15, no Salão Azul do prédio da Biblioteca Universitária, câmpus Ijuí.

O assunto da vez é “Publicidade, marketing e Negócios em Rádio”. O palestrante é o jornalista André Machado, que possui 17 anos de experiência em Rádio. Os debatedores são Marcelo Blume (administrador, Especialista em Marketing e Mestre em Engenharia de Produção) e Douglas Brum (Gerente Comercial da Rádio Jornal da Manhã, de Ijuí). O debate será mediado pela professora da Unijuí e publicitária, Rúbia Schwanke.

A entrada é franca e o evento é aberto à comunidade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s