Das salas de aula para as telinhas

As produções realizadas pelos alunos do curso de Comunicação Social da UNIJUÍ estão ultrapassando as paredes das salas de aula. O site Redação K1, lançado em março deste ano por acadêmicos de Jornalismo, foi o primeiro passo. O portal é atualizado periodicamente com notícias da região noroeste do Rio Grande do Sul. O projeto cresceu e agora, além das fotos e dos textos postados no site, conta também com uma WEB TV e com um quadro no programa Comunicação Social Clube, veiculado todo sábado, a partir das 17h, na Rádio Educativa UNIJUÍ FM.

Segundo o professor das disciplinas de Produção de Foto I e Produção Multimídia I, Felipe Dorneles, a ênfase do curso de Jornalismo da UNIJUÍ em Produção Multimídia permite que os alunos apresentem ideias sobre o produto multimídia que eles gostariam de produzir durante o semestre. “Em meio a tantas ideias, estava a WEB TV, o plano era aproveitar o conteúdo já existente no site do Redação K1, e agregar uma web tv e um programete de rádio. A sugestão partiu do aluno André Costa”, explica o professor.

Além de Felipe, participam do projeto os professores Celestino Perin e Lisandra Steffen (Produção de Vídeo I); Marcio Granez (Produção de Texto I); e Vera Raddatz (Produção de Áudio I). Na disciplina de Produção Multimídia os alunos definem o tema do programa. A partir disso, é feito um cronograma de atividades com os demais componentes. Na matéria de Produção em Texto I são produzidas as matérias para o site. Os alunos de Produção em Foto I fazem as fotos. A disciplina de Produção em Vídeo é responsável pelos textos das matérias (cabeça, off, passagem, etc) e também pela gravação e edição do material que vai para a WEB TV. E na matéria de Produção em Áudio é gravado o programete, com o conteúdo já produzido nos demais componentes. A edição dos vídeos e dos áudios conta também com o apoio dos funcionários Célio Ferrazza e Rafael Bianchi.

De acordo com Felipe, a cada semana um programa será postado em um canal no You Tube. “A ideia é tornar a web tv fixa a cada semestre”, complementa. A primeira edição do programa já está no ar. Confira abaixo a produção dos alunos Aline Borgmann, Andrei Fucilini, André Costa, Andriele Müller, Bartosz Suchecki, Bárbara Garay, Bruna Danelli, Daniele Angnes, Ethiene Neves, Juliano Almeida, Mateus Geist, Rafael Porto de Andrade, Raiza Goi, Sandro Taborda de Almeida e Thomás Silvestre.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s