Uma aula sobre mídias sociais

DSC_0030O primeiro dia do Festicom, realizado na quarta-feira (25), envolveu os acadêmicos do Curso de Comunicação Social. O início da noite foi embalado pela música do aluno de jornalismo e vocalista da banda Decoders, João Pedro Pacheco Van Der Sand. Logo após, rolou a palestra “Marketing de conteúdo nas mídias sociais” com o jornalista Jean Patrick Joris. Ele trabalha como coordenador de planejamento para mídias sociais na agência de comunicação Fabulosa Ideia, de Porto Alegre. Com bom humor, o jornalista trouxe dicas super bacanas sobre o uso das mídias sociais pelas empresas. A partir de sua experiência na área, ele explicou formas de explorar os recursos de redes como o Facebook, o Instagram, o Twitter, entre outros, para promover marcas.

Em sua apresentação, ele destacou que 32% do público que acessa as redes sociais não é de adolescentes, como se pode pensar inicialmente, mas de pessoas na faixa etária entre 25 e 34 anos. Este dado revela que a maior parte dos consumidores destes meios são indivíduos com poder de compra. Ou seja, as redes sociais são uma ponte entre a empresa e os consumidores em potencial.

Contudo, não é simplesmente postar um texto na fan page, é preciso explorar o ambiente digital com diversas estratégias, como horários de postagens e qualidade da imagem. Segundo ele, uma dica legal é utilizar a medida 1000×666 pixels, pois com esse tamanho de imagem o post fica bonito no feed, na timeline, e nos diversos dispositivos móveis. “As pessoas curtem para apoiar uma marca, é preciso mobilizá-las, sensibilizá-las, criar ações que influenciam, criando oportunidades textuais que induzam à interação. Promover ações em datas comemorativas, por exemplo, é uma estratégia que dá certo”, exemplifica Jean.

Uma ideia trabalhada pelo palestrante envolve a tal da matemática. É comunicadores, as exatas não estão tão longe quanto pensávamos, pois para Jean “o sucesso está em multiplicar as variáveis”. Ele indica a seguinte fórmula: U x W x D ( U – afinidade entre marca e consumidor; W – tudo que é visual em um texto; D – peso da postagem).

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Outra dica é usar a regra 80/20, ou seja, 80% das publicações devem ser sobre conteúdos diversos, relacionados de forma indireta com a marca e 20% institucional da empresa (por exemplo, comemoração de um número relevante de likes em uma fan page). Um post tem duração média de 4 horas no facebook. Desta forma, se forem postados de 3 a 4 conteúdos diariamente, tem-se uma mensagem circulando 16 horas na rede. Um aspecto enfatizado por Jean no decorrer de toda a palestra é o fato das redes sociais serem humanas, ou seja, serem de pessoas para pessoas. Nesse sentido, “postar é apenas o começo, é preciso responder, curtir, fazer comentários, provocar, conversar, quanto mais pessoas falando da empresa, maior o alcance e o engajamento pela marca”.

Mas, apesar disso, fica a lição: “não é importante estar em todos os lugares, é importante estar bem onde você está”. Essas e muitas outras dicas foram discutidas pelo profissional. Se você quiser conferir mais informações, acesse o link onde a apresentação completa foi disponibilizada por Jean, e mergulhe nos estudos. A Comissão Organizadora da 13ª do Festicom agradece com  orgulho a participação do profissional Jean Patrick Joris, egresso do curso, lhe desejando ainda mais sucesso na sua carreira que já está, sem dúvidas, bombando!

Confira mais fotos na fan page do Festicom 2013.

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