El Festicom: as origens da trama!

Cartaz Madruga Prorrogação

Um, dois, três: Ação!

Vocês já devem estar acompanhando todos os capítulos da trama El Festicom, não é, chicos e chicas?

Uma história construída com metáforas inspiradas nas novelas, personagens e outras referências da cultura mexicana.

O mais bacana é que nesta edição os alunos do curso de Comunicação Social da Unijuí foram responsáveis por criar a campanha de divulgação do evento. O trabalho foi desenvolvido na disciplina de Direção de Arte Avançada, ministrada pela professora Nilse Maria Maldaner. Segundo ela, tal atividade foi motivadora para os acadêmicos: “Destaco o grande envolvimento dos alunos encarando o Festival como cliente real. Tal aspecto resultou no ótimo desempenho de todas as ideias”. Nilse explica que, por este fato, haverá uma mostra durante a programação do Festicom expondo todos os trabalhos desenvolvidos.

Foram criadas sete campanhas, mas apenas uma foi escolhida pela professora Nilse, juntamente com um grupo de docentes do curso.  A campanha eleita trabalha com metáforas inspiradas nas novelas mexicanas. “O diferencial do trabalho selecionado está no humor, uma característica com o perfil da comunicação. Afinal, a ideia do Festival é ser um momento festivo”. explica Nilse, que acrescenta  o fato de que essa temática abre uma série de possibilidades, podendo-se explorá-la na divulgação do evento, na ambientação, na decoração, e em uma série de elementos que irão compor a organização da 13ª edição do Festival da Comunicação.

Os acadêmicos Thiarlon Ferreira e Tuane Seifried foram os idealizadores de toda essa trama. Eles contam como foi o processo de criação:

“Primeiramente cogitamos seguir a ideia do Festicom 2011, que foi elaborado em cima de uma determinada temática. Depois optamos por trabalhar com o humor, então iniciamos um Brain Storm com as diversas temáticas possíveis relacionadas ao que desejávamos. Escolhemos o humor, pois as peças elaboradas seriam destinadas a uma situação onde a criação poderia ser mais aberta devido ao público bastante receptivo.

Houve um insight de trabalhar com os Dramas Mexicanos, utilizando o drama e o humor que, se pararmos para pensar, é a realidade de cada estudante universitário. Este tema também nos abriu diversas possibilidades de peças, promoções e outras “mirabolisses”.

O estereótipo de novelas mexicanas e o seriado Chaves estão agregadas a nossa infância, trazendo o humor mais nostálgico que poderíamos produzir”.

Para eles, a ideia de utilizar o espaço da sala de aula para a produção da campanha de divulgação de eventos reais, como o Festicom, é um incentivo a mais para os alunos desenvolverem a sua criatividade e se dedicarem à elaboração dos materiais.

Parabéns a todos os alunos que participaram dessa construção temática. E como todos sabem, a trama do El Festicom já está no ar e o prazo das inscrições é até quinta-feira, dia 12. Não fique fora dessa!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s