Carinha nova entre os professores

O 2º semestre de 2013 iniciou com algumas novidades para os alunos, não é mesmo? Destaque especial para a nova professora do curso de Comunicação Social, Rúbia Beatriz Schwanke. Que tal conhecermos mais sobre essa profissional, egressa do curso? Você sabia, por exemplo, que ela já foi estagiária aqui na Usina de Ideias? Pois é, Rúbia nos contou sobre sua trajetória profissional, suas expectativas e sobre esse novo desafio em sua vida: ser professora universitária. Abaixo você confere a entrevista completa:

Com vocês: Professora Rúbia Beatriz Schwanke

206135_408046229259296_162635523_n

O itinerário profissional…

Sou formada em Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda pela Unijuí, 2º semestre de 2001. Meu tema de pesquisa, naquele momento, foi: Marca: a consolidação de uma imagem, na qual estudei as publicidades desenvolvidas pela marca Hering e como estas publicidades auxiliaram na criação de uma identidade para a marca. Durante a graduação trabalhei por um ano na Usina de Ideias, constituindo-se na minha primeira experiência profissional na área da Publicidade.

Após formada trabalhei, como estagiária, na LM Propaganda em Santa Rosa por 4 meses, na área de Redação Publicitária. Durante este período de estágio recebi proposta para trabalhar no Grupo Rádio e Jornal da Manhã. Nesta empresa permaneci por 7 meses, atuando tanto na área gráfica quanto na área de redação publicitária, elaborando spots para a rádio.

Saindo do Jornal da Manhã, fui para Frederico Westphalen abrir uma agência de Publicidade junto ao Jornal O Alto Uruguai. Nesta agência trabalhei durante um ano, acumulando experiências de atendimento, planejamento publicitário, criação, redação, planejamento de mídia, enfim, fazia de tudo e mais um pouco. E ainda nas horas vagas, nem tão vagas assim, auxiliava na diagramação do jornal. Passado um ano, resolvi voltar para a terrinha amada, Ijuí. Em março de 2004 fui contratada pela Rádio Progresso de Ijuí para trabalhar como Redatora de Publicidade, mais uma vez elaborando os spots veiculados na emissora. Passado um mês de trabalho, acumulei mais uma função: vendedora de publicidade da rádio. Esta experiência me auxiliou, e muito, a desenvolver um perfil de atendimento. Além de redação e venda, passei também a gravar alguns comerciais na rádio, e, acreditem, cheguei a fazer um programa jovem, na rádio.

Investindo nos estudos…

Na Rádio Progresso trabalhei pelo período de um ano e meio. Neste período iniciei minha Pós-Graduação em Marketing na Unijuí. Em julho de 2005 prestei concurso para uma vaga de Publicitária na então Assessoria de Comunicação da Unijuí. Desde então, sou funcionária da Unijuí, hoje o setor se chama Coordenadoria de Marketing. Neste setor desempenho todas as tarefas que cabem a um profissional formado em Publicidade e Propaganda, visto que o setor se caracteriza como uma pequena House de Comunicação. São 8 anos de trabalho na Unijuí, diretamente ligada ao exercício prático da comunicação.

Em 2011 ingressei no Mestrado em Desenvolvimento da Unijuí, com área de pesquisa voltada ao Marketing, mais especificamente Marketing de Serviços. O tema da minha dissertação foi: PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DO CLIENTE EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: um estudo em Comissões Próprias de Avaliação. A escolha do tema foi uma tentativa de levantar informações que venham a contribuir com o desenvolvimento do meu trabalho enquanto publicitária da Coordenadoria de Marketing, e também contribuir com a CPA e a Vice-Reitoria de Graduação com subsídios que possam auxiliar na formulação das pesquisas de avaliação da satisfação dos alunos em relação a Universidade. O processo de finalização da minha dissertação e o concurso para professora de Publicidade aconteceu ao mesmo tempo. Fiquei muito feliz por ter sido selecionada. Sempre quis ser professora de Comunicação. É um sonho realizado.

De repente: a docência

Tive algumas experiências anteriores com a docência. Ministrei aulas em outras empresas de ensino como o Senac e a SEG. Mesmo com pouca experiência, ser docente sempre foi um sonho. Ser docente na Unijuí é triplicar a importância e emoção de alcançar este sonho!

Desde a primeira semana de aula fui muito bem recebida pelos alunos do curso. Todos os momentos de interação tem sido valorosos e agradeço a acolhida. As disciplinas que estou ministrando, neste semestre, são: Criação e Produção de Áudios em Publicidade (segundas-feiras à noite) com alunos do 6º semestre; Pesquisa e Comportamento do Consumidor (quarta à noite) com alunos do 4º semestre; Atendimento e Planejamento Publicitário (quinta à noite) com alunos do 4º semestre – estou ministrando esta disciplina conjuntamente com a professora Nilse Maldaner; e ainda a disciplina de Redação Publicitária (sextas à noite) com alunos do 2º semestre.

Expectativas e desafios futuros…

Quanto as minhas expectativas… pretendo ser uma boa professora, construir amizade com os alunos e aprender com eles, dividindo e trocando experiências. Ficarei muito honrada se conseguir impactar positivamente meus alunos, transmitindo conhecimento. Ser professor nos dias de hoje é uma responsabilidade enorme. Em sala de aula somos mais do que professor e aluno, somos todos profissionais compartilhando experiências e construindo novos saberes. Os alunos hoje têm muito mais informações sobre tudo, e trazem este conhecimento para dentro da sala de aula, o que engrandece as discussões, mas também desafia o professor no exercício da sua profissão de educador. Ser professor é mais do que apenas transmitir conhecimento, mas estar constantemente se atualizando e improvisando novas formas para alcançar o saber aos seus alunos. Estes são os desafios que visualizo e que são minhas metas também enquanto professora do curso de Comunicação Social da Unijuí.

Anúncios

Uma resposta em “Carinha nova entre os professores

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s