Por onde anda Mariana Taborda…

Em 2005, Mariana Taborda, 29 anos, se formou no curso de jornalismo da Unijuí. A partir dali, muitos desafios foram se desenhando em sua carreira. Recentemente, a jornalista venceu o Concurso Cultural “Mude sua Vida” promovido pela Universidade Anhembi Morumbi, conquistando uma bolsa integral no curso de pós-graduação em Assessoria de Comunicação e Mídias Sociais, em São Paulo. Ela concorreu respondendo à seguinte pergunta: Como uma pós-graduação pode mudar a sua vida e melhorar a sua carreira? Olha só o que a Mariana respondeu:

“Combustível para uma carreira de sucesso, a pós-graduação da Anhembi irá me tirar do pit stop e garantir a poli position no mercado de trabalho”.

Com esta frase, a egressa fez sucesso e venceu o Concurso!

Concurso Cultural Mude Sua Vida

Por isso, entramos em contato com ela para conversar um pouquinho sobre a sua trajetória depois que saiu da Unijuí. Então, com a palavra, Mariana Taborda:

mariana

Sete anos se passaram desde que colei grau na Unijuí. Quando, enfim, o diploma era algo palpável, muitas dúvidas surgiram. O que fazer? Pra onde correr? Como agir?

Menos de um mês após a formatura recebi uma proposta para atuar como editora em uma revista de Arquitetura e Decoração que estava surgindo no mercado do Vale do Sinos: Revista Decor. Em meio ao susto e toda a insegurança de assumir tamanha responsabilidade, lembrei de uma frase que o professor Larry falou em nossa colação: “Os desafios estão apenas começando”, respirei fundo e meti a cara, o mercado não estava para peixe e, se eu não topasse, certamente alguém toparia. Durante cinco anos estive à frente da Decor e foi uma experiência incrível. Lá cresci e amadureci profissionalmente, viajei a trabalho para Europa e aprendi muito.

mariana 2

Em seguida veio a Revista Living, com um foco mais amplo (Arquitetura, Decoração, Moda e Estilo de Vida) e área de atuação maior. Nesta revista, como editora-chefe, ajudei a dar forma a todo o veículo, projeto gráfico, editorial, estratégias de atuação, etc. Em um ano conquistamos o status de “Revista de arquitetura e decoração com maior circulação no RS”. Ali, com maior autonomia e maturidade profissional para desenvolver um trabalho diferenciado, atuei durante dois anos quando, então, um mercado maior me chamou.

Em meio às crises no mercado editorial senti falta de desbravar outra possibilidade de atuação dentro do Jornalismo: Assessoria de Comunicação. As oportunidades surgiram na terra da garoa e resolvi encarar; o momento pedia por experiências em outro segmento. Atualmente sou assessora da Honda South America e cuido de todo o relacionamento com os públicos (interno e externo) da área de Automóveis, além da produção de conteúdo e edição do Jornal Honda Press, que circula entre as concessionárias da marca.

Tomei conhecimento do concurso cultural Mude Sua Vida, da Universidade Anhembi Morumbi, pelas redes sociais. Resolvi participar porque me interessei muito pela Pós-Graduação em Assessoria de Comunicação e Mídias Sociais, tema que tem me atraído muito e tem tudo a ver com o que faço atualmente. Escrevi a frase inspirada pelo meu novo trabalho na Honda, após finalizar um texto sobre Fórmula Indy (por isso os termos pit stop e pole position). Quando recebi a ligação da Universidade dizendo que a minha frase havia sido escolhida minha primeira reação foi perguntar quanto eu teria que pagar, afinal “nesse-mundo-ninguém-ganha-nada-de-graça”.

Por incrível que pareça, eu ganhei!

Bolsa integral! 100% free, ô maravilha, hein! :)

Estou superempolgada com o curso e com as possibilidades que estão se abrindo para mim aqui em Sampa. Acho que um comunicador que não está “por dentro” do que acontece no meio digital terá dificuldades para “se comunicar” efetivamente, e as Mídias Sociais são ferramentas extremamente importantes para a comunicação moderna. Hey Ho, Lets Go!

Em tempo: Tenho plena consciência de que a base que tive na Unijuí foi responsável pela estabilidade dos degraus que já consegui subir. Ainda pretendo subir muitos outros!

Deixe um comentário

