Alunos de Comunicação Social organizam exposição multimídia

Ouvir rádio na internet. Ler jornal ou um livro em um tablet. Você reconhece esta realidade? Pois é, a convergência multimídia está disseminada no mercado da comunicação. O profissional da área precisa trabalhar com todas as linguagens: foto, texto, áudio, vídeo e digital. Que tal visualizarmos as transformações tecnológicas no campo da comunicação dos tempos mais remotos à era digital?

MARCA - InfoEra

Logotipo criado pelo aluno de Publicidade e Propaganda da Unijuí, Rafael Meinecke.

É isso que os alunos de Produção Multimídia II vão nos proporcionar: uma exposição multimídia, composta por objetos interativos e históricos. O nome do evento já está eleito, é Infoera.

Sob orientação do professor Felipe Dorneles, os alunos já estão organizando tudo. Serão expostos materiais que evidenciem a história dos meios de comunicação de massa. Fazem parte da turma os seguintes alunos: Alécio Baroni, Araciele Ketzer, Genaro Caetano, Guilherme Sebastiany, João Pedro Van Der Sand, Margarida Goldschmidt, Mariana Rick, Priscila Heldt, Sabrina Bertollo e  Vinicius Fruhling. Os estudantes contaram ainda com a colaboração de colegas de outras disciplinas e com o apoio de professores de outros componentes.

O público vai poder conferir 5 locações:

Fotografia:

Locação 1: Exposição de câmeras fotográficas que datam, inclusive, da década de 30. A última será a digital, e o visitante poderá fazer uma imagem sua na exposição, ‘baixá-la’ no computador e postar na FanPage da exposição no Facebook. Esta locação prevê ainda uma linha do tempo que revele ao visitante a história da fotografia. As câmeras fotográficas foram cedidas pelo fotógrafo ijuiense Mauro Spinato.

Locação 2: Esta locação irá revelar ao visitante os processos de manipulação de fotografia tanto com negativos quanto em softwares como Photoshop. Serão expostos um negativo e um computador, com o objetivo de mostrar os instrumentos de manipulação.

Texto:

Locação 3 – Esta locação tem por objetivo mostrar ao visitante a evolução do texto. Dois aparelhos de rádio irão disponibilizar o mesmo áudio, que narra a evolução do texto. Enquanto o visitante escuta o áudio, em sua frente estará exposto um jornal antigo, impresso, e um tablet, conectado a um site de notícias – Redação K1. No mesmo site o visitante poderá votar em uma enquete que questiona sobre o futuro do jornal impresso.

Rádio:

Locação 4- A locação contará com a exposição de aparelhos de rádio antigos. Em alguns destes haverá um áudio, que contará como era o trabalho no rádio na época do aparelho. Você vai poder conferir a exposição de rádios antigos da década de 40 até a era do rádio digital. Estes aparelhos foram cedidos pela Eletrônica Panke.

Vídeo:

Locação 5- A locação contará com a exibição de um vídeo ficcional que mostrará ao visitante a rotina de um jornalista, desde o século XX até os dias atuais. Um vídeo que de forma muito bem humorada representa a evolução dos meios de comunicação de massa.

mateus video papeios

Ficou curioso, não é mesmo?

A Infoera  está sendo montada para a visitação no prédio da Biblioteca Mário Osório Marques da Unijuí, Câmpus Ijuí.  A exposição estará aberta nos turnos da tarde e noite e se estende até o dia 28 de junho. A entrada é gratuita.

Dê uma passadinha por ali. Fique ligadinho nesta proposta inédita no curso de Comunicação Social.

Participe da InfoEra!

E agora, com a palavra, o idealizador da Infoera, professor Felipe Dorneles:

 1) Qual é o objetivo da Exposição Multimídia “Infoera”?

A exposição atende aos objetivos propostos pelo novo currículo do curso de Comunicação Social – Habilitação Jornalismo da UNIJUÍ, com ênfase em produção multimídia. Esta ênfase está explícita nos componentes curriculares Produção em Áudio, Texto, Vídeo e Foto I e II, que produzem conteúdo para os componentes de Produção Multimídia I e II. O objetivo da exposição é relatar o visitante as mudanças no processo de produção jornalísticas, através das diferentes linguagens, proporcionada por um produto multimídia.

 2) O que o público pode esperar da Exposição?

O público pode esperar muita interatividade. Além de um resgate histórico da fotografia, do rádio e do próprio texto, com exposição de câmeras fotográficas e aparelhos de rádio antigos, o visitante poderá interagir com áudios, fazer registros fotográficos, editar imagens no PhotoShop e, inclusive, participar de enquetes virtuais. São cinco locações.

3)Qual a sua avaliação do processo de organização, ao longo do semestre, dos materiais a serem expostos?

O processo de formulação da ideia da exposição foi muito interessante. Nos reuníamos ao redor de uma mesa, como em uma reunião de pauta, e fazíamos uma tempestade de ideias. As ações surgiam e eram avaliadas e reformuladas, até chegarmos as cinco locações que compõe a InfoEra. No decorrer do semestre, o processo de produção foi intenso em casa disciplina, enquanto isto, a turma de Produção Multimídia coordenava todo o processo.

4)Qual a importância de uma atividade como essa para  formação dos futuros jornalistas?

A palavra é Inovação. Pela primeira vez o curso de Jornalismo da UNIJUÍ realiza uma Exposição Multimídia, e que conta a história do jornalismo, desde seu surgimento até os dias atuais. Os acadêmicos, futuros jornalistas, conseguiram, além de trabalhar nas diferentes linguagens, reuní-las em um único produto, multimídia e inovador.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s