Exposição “Rádio na Escola: Um Aprendizado para a Vida” abre visitação

A exposição “Rádio na Escola: um aprendizado para a vida”, com a curadoria da Profª Vera Lucia Spacil Raddatz, marca os cinco anos de existência do Projeto de Extensão Rádio na Escola, do Curso de Comunicação Social da Unijuí. O projeto baseado na educomunicação implantou, durante esse período, 15 rádios internas nas escolas públicas municipais e estaduais de Ijuí e região e, neste ano, inaugura mais duas: a “Rádio Geraldão: a rádio que toca o seu coração”, da escola São Geraldo, e a “Rádio Jopovi: a sua voz está aqui”, da Escola Joaquim Porto Villanova.

Alunos da Rádio Geraldão no estúdio do Curso da Unijuí

Alunos da Rádio Geraldão no estúdio do Curso da Unijuí

A exposição é interativa e permite que o visitante tenha contato com o mundo do rádio a partir de um ambiente virtual. O objetivo é compreender o papel do rádio como uma ferramenta que contribui para a educação e a cidadania. A cerimônia de abertura ocorre dia 24 às 16h no Salão Azul da Unijuí, ocasião em que será lançada a Identidade Visual do Projeto, criada pelos alunos de Publicidade e Propaganda da Unijuí, sob orientação da Profª Nilse Maria Maldaner. A visitação se estende até o dia 28 de junho, e faz parte da programação do II Educom Sul – II Encontro de Educomunicação da Região Sul, que ocorre na Unijuí.

Alunos do Rádio Jopovi no estúdio da Unijuí

Alunos do Rádio Jopovi no estúdio da Unijuí.

Ao mesmo tempo em que a exposição preserva a memória do projeto estabelece uma relação com a importância e a valorização do rádio. Os visitantes poderão interagir por meio de um estúdio virtual, programado em parceria com o curso de Ciência da Computação da Unijuí, com a orientação do Prof. Rogério de Moura Martins e atuação do bolsista PIBIC CNPq Mathias Berwig. As peças foram produzidas pelo estudante de Design Gustavo Durão. No estúdio virtual, o Locutor da Hora pode gravar um texto e ouvir sua voz reproduzida no ambiente da exposição. Os visitantes vão conhecer também durante a visitação a história do Rádio na Escola na sala de exibições de vídeos, no passeio pela galeria de fotos digitais e pelos painéis históricos das emissoras inauguradas, guiados pelo bolsista do projeto Andrei Gabriel Fucilini e monitores.

Reunião preparatória da Exposição na Unijuí Gustavo(E) Vera e Nilse(C) Mathias e Rogério(D)

Reunião preparatória da Exposição na Unijuí Gustavo(E) Vera e Nilse(C) Mathias e Rogério(D)

Escolas ou grupos interessados em visitar a exposição devem agendar horário pelo telefone (55) 3332 – 0473 no período da tarde e noite, com Liane, secretária do Curso de Comunicação Social. O Salão Azul se localiza no prédio da Biblioteca Universitária Mário Osório Marques, da Unijuí. Toda comunidade está convidada a participar.

Horário de visitação: de terça a sexta das 9h às 11h30; das 14 às 17h; das 19h às 21h30.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s