E-mail Marketing: efetivo e barato

Portrait of a lot of peopleSe você trabalha com Assessoria de Imprensa reconhece que, atualmente, o e-mail marketing é uma ferramenta super útil e barata na divulgação de produtos da empresa e eventos. Afinal, o e-mail é efetivo, a maior parte das pessoas acessa-o todos os dias. Mas quais são os números que comprovam este fato? Quer ficar por dentro disso? Então, presta atenção nas informações abaixo retiradas de um artigo do site da  Endeavor.

Em relação ao acesso ao e-mail, o estudo realizado pela Channel Preferences Survey no ano passado revela que 91% das pessoas vê seu e-mail diariamente, contra 57% para Facebook e SMS, e menos de 30% para outras formas, como check-ins via redes sociais, aplicativos de mensagens, Twitter ou Linkedin. O e-mail, de acordo com os dados da pesquisa, também é a opção preferida das pessoas para receber ofertas. E este número cresceu de 72%, em 2008, para 77%, em 2012.

E será que realmente essa estratégia traz retorno financeiro?

Segundo o site mediapost.com, comparando com outras mídias, o e-mail traz o melhor ROI (sigla em inglês para retorno sobre o investimento), sendo US$ 40,00 de faturamento para cada dólar investido, contra US$ 17,00 de faturamento obtido em publicidade com palavras-chave ou banners.

As taxas de clique (ou click-through, no termo original) são em torno de 5% para e-mail, comparado com 0,8% de banners. Em 2012, segundo o relatório 17, The Digital Carnival, da ExactTarget, 91% dos consumidores on-line recebem ao menos um e-mail por dia com promoções autorizadas. Para compararmos, 77% dos usuários ativos do Facebook curtiram alguma empresa ou marca e apenas 26% dos usuários ativos do Twitter seguem uma empresa ou marca.

Estes são dados gerais. E especificamente no Brasil, será que estes números se remetem? Segundo a pesquisa, no Brasil, 46% dos brasileiros citaram o e-mail como a primeira comunicação on-line diária. O Facebook é citado por 27% das pessoas, enquanto sites de notícias e portais representam 7%.

Com estas estatísticas já deu para perceber que utilizar o e-mail como canal de marketing é ideal no contexto de público contemporâneo. Você: jornalista, publicitário, relações públicas, se liga aí e explore esta ferramenta com criatividade e visão empreendedora! Confira mais dicas sobre como elaborar um Email Marketing neste site.

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