Inscrições abertas para o Primeira Pauta

primeirapautaricardoVocê, estudante de jornalismo, sonha em acompanhar a produção de uma reportagem de um grande Jornal? O Concurso Cultural Primeira Pauta, promovido todos os anos pelo Jornal Zero Hora, é uma oportunidade para você realizar o seu desejo. Este ano, o Concurso tem novidades.

Os candidatos vão passar por três etapas. Na primeira, os candidatos devem preencher até o dia 26 de maio a ficha de inscrição, disponível no site do Primeira Pauta, e enviar um texto de no máximo 1.500 caracteres sobre o seguinte tema: “A acessibilidade na minha cidade”. Dessa etapa, serão classificados 10 estudantes. Na segunda fase, os classificados terão que produzir um vídeo de no mínimo 1 minuto que aborde o tema: “A discussão mais urgente na minha cidade”. Além disso, terão que realizar uma entrevista com um personagem da cidade (alguém que considerem significativo, pode ser de um morador de rua ao prefeito da cidade). Estas produções terão que ser enviadas através de uma plataforma específica no site.

Na última fase, os cinco finalistas se deslocam até a sede do Jornal em Porto Alegre para a produção de uma reportagem multimídia, com texto, vídeo e galeria de fotos (opcional) sobre uma pauta surpresa. Nesta última etapa, os estudantes serão acompanhados por um jornalista do ZH que vai fazer um making of do trabalho dos finalistas. Neste ano, as despesas de deslocamento terrestre, da cidade de origem até Porto Alegre, serão pagas pelo jornal Zero Hora. Os cinco finalistas irão receber certificados de participação.

O vencedor do Concurso receberá como prêmio a oportunidade de acompanhar uma cobertura especial produzida por uma equipe do jornal Zero Hora. Podem participar do concurso estudantes de graduação em jornalismo de faculdades e universidades de todo o Estado do RS. Não podem participar estudantes que estiverem cursando a última etapa do curso no segundo semestre de 2013. Já pensou que baita experiência? No ano passado, a  vencedora do Concurso, Camila Faraco (UFPel), acompanhou o repórter  Paulo Germano na cobertura  das eleições para prefeito e vereadores da maior cidade do país, São Paulo. As despesas de transporte, hospedagem, alimentação são custeadas pelo Jornal Zero Hora para que o ganhador usufrua do prêmio. Mas não são apenas os ganhadores que saem felizes dessa. A experiência é válida em qualquer etapa. No ano passado, uma das cinco finalistas (Juliana Forner) conquistou, inclusive, um estágio na redação do jornal.

O curso de Comunicação Social da Unijuí está famoso no Concurso. Afinal, vários anos consecutivos teve alunos classificados. No ano passado, os estudantes Mateus Andrighetto Tamiozzo e Deise Fabrim foram os destaques da Unijuí no Primeira Pauta. Quer fazer a sua inscrição? Então, acesse o site. Mais informações pelo e-mail primeirapauta@zerohora.com.br. Participe e boa sorte!

cartazppauta2013

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s