Um super bate-papo sobre fotografia

Um verdadeiro bate-papo, uma conversa mega produtiva! É assim que pode ser definida a palestra com o Editor de Imagem do Jornal Zero Hora, Jefferson Botega, na última quinta-feira, dia 09. Sem cerimônias e com muito bom humor, o jornalista compartilhou sua experiência profissional com os alunos. Jefferson, entre outros assuntos, falou sobre sua experiência no Jornal Zero Hora, a trajetória que percorreu até chegar ao cargo e retratou como é a rotina na redação do jornal.

DSC_0058

A palestra que abordou o tema “O que os jornais esperam da imagem” teve transmissão ao vivo via Cover it Life, e cobertura via redes sociais, por meio do twitter e do facebook, realizada pelos acadêmicos Gabriel Garcia, Mariéli Bottega e Mateus Tamiozzo, sob a coordenação do professor Felipe Dorneles.

DSC_0068

Para você, o que justifica uma boa fotografia? Esta foi uma das reflexões abordadas na palestra. Para ele, uma boa fotografia é aquela que produz uma emoção, uma sensação e estes sentimentos irão causar uma reação do leitor. É este motivo que impulsiona uma ação, que revela quando uma foto é boa ou não em jornalismo. E para que isso seja possível, é necessário elaborar uma composição ideal, pensar nos elementos que irão formar a imagem, traduzir uma realidade. Assim, a fotografia faz a diferença na sociedade, pois, afinal, se constitui como um instrumento de mobilização social.

DSC_0067

A palestra foi movida a questionamentos e curiosidades por parte dos alunos. Questões éticas, financeiras e educacionais foram postas em pauta durante o debate. Além de contar as histórias, o fotojornalista mostrou exemplos de seu trabalho, destacando “Filhos da Rua”, reportagem produzida durante 3 anos que conta a história de um menino de rua, e denuncia o drama que cerca a vida desses brasileiros.

A verdade é que os alunos ficaram com gostinho de quero mais, não é mesmo? Mas fica o aprendizado desta noite, um jeito informal e atrativo de se produzir conhecimento e deixar os alunos ainda mais pertinho do mercado de trabalho. Bela iniciativa do Jornal Zero Hora. Agora, vamos esperar por mais um ciclo de palestras em 2014, ano em que o jornal completará 50 anos de trabalho!

DSC_0045

Fotos: Marieli Bottega

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s