Pesquisa afirma que imprensa brasileira está menos livre

O que você diria da liberdade de imprensa no Brasil? Avanços, retrocessos? Pois é, as notícias não são nada animadoras. Pesquisa realizada pela Freedom House, alerta que a imprensa brasileira está menos livre. Dá pra acreditar? É claro que estes números são relativos, dependem muito dos critérios utilizados na pesquisa, mas já dá pra colocar uma pulguinha atrás da orelha e gerar debates sobre a verdadeira liberdade que cerca o nosso trabalho, enquanto comunicadores.

estudo0205

De acordo com o relatório, o número de países com mídia totalmente livre caiu para o menor nível em 16 anos. Estes resultados foram causados pelo aumento no número de jornalistas assassinados em 2012,  além de influências políticas e empresariais no conteúdo dos veículos. Só para se ter uma ideia, de acordo com a Press Emblem Campaign (PEC), o Brasil é o quarto país mais perigoso do mundo para jornalistas, fica atrás apenas de Síria, Somália e México.

Além disso, os resultados do relatório advém do grande número de ações judiciais contra blogueiros e sites, e crimes de internet. Outro ponto reforçado pelo estudo é a criação excessiva de leis que ameaçam a liberdade de expressão, de forma direta ou indireta.

Fica a reflexão, então, para pensarmos todas as formas de cerceamento da liberdade de informação e expressão que estão disseminadas no atual sistema social e que ameaçam o pleno desenvolvimento do trabalho jornalístico. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s