Educomunicação e cidadania: compartilhe sua experiência no II Educom Sul

Duas palavrinhas carregadas de significados e repletas de historicidade. Uma das principais vertentes da Educomunicação visa minimizar as desigualdades sociais promovidas pela falta de acesso às tecnologias de informação. A autora Maria Aparecida Baccega defende que o trabalho em comunicação e educação, ao promover a análise crítica no contexto dos receptores, incentiva a promoção dos valores cidadãos. Telespectadores, ouvintes, leitores, que não trabalham diretamente com os meios de comunicação de massa passam a receber as informações trazidas pelos veículos de forma mais crítica. O mundo editado é concebido como tal e contextualizado na cultura de cada um a partir de uma apropriação de significados menos passiva e de certa forma mais justa.

DSC_0008

A cidadania é um dos objetivos principais desta caminhada na estrada da união entre a comunicação e a educação. O Projeto de Extensão Cidadania para Todos, vinculado ao Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais da UNIJUI, trabalha oficinas nas escolas de Ijuí, Santa Rosa e Três Passos sobre direitos e deveres, temáticas como Violência Doméstica, Cinema na Escola, Protagonismo Juvenil, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Direito do Trabalho, entre outros assuntos. Dentre os métodos utilizados está a exibição de vídeos, entrevistas, filmes, confecção de materiais didáticos e discussão participativa sobre os valores existentes na sociedade. O objetivo é fazer com que os alunos sejam protagonistas na discussão sobre cidadania.

Na terça-feira, dia 30,  o GT Protagonismo Juvenil encerrou suas atividades na escola Ruy Barbosa de Ijuí. A equipe coordenada pela professora do curso de Serviço Social da Unijuí, Solange Silva, desenvolveu com os alunos do ensino médio discussões sobre o conceito de cidadania. Cada aluno pôde expressar sua opinião, enfrentar a timidez, e dar um passo à frente na sua formação enquanto cidadão da escola, da rua, da família, da sociedade. Para a professora Solange, tal experiência traz resultados essenciais e ricos para a educação, “Na medida em que a escola não é mais o único meio de se adquirir informação, outras agências, como os meios de comunicação, atuam no processo de socialização”. Nesse sentido, é essencial se trabalhar na escola métodos para ler e aprender de forma inteligente os conteúdos que nos cercam. “Discutir isso e tornar o aluno protagonista do seu próprio aprendizado é um desafio necessário para diminuirmos a cultura de violência, colaborando para o combate à desigualdade social e a promoção dos direitos humanos”, complementa Solange.

DSC_0050

Este é apenas um exemplo de trabalho com a Educomunicação. Como se pode ver, a área não está restrita ao campo da Comunicação Social e aos cursos de Educação. É um campo muito amplo, que está aí como estratégia, como instrumento para a qualificação da educação brasileira e mundial. Sendo a educação a base de tudo, é fundamental apostarmos nossas fichas nesta nova variável histórica que é a Educomunicação. Esta pode ser mais uma carta na manga para que se enalteça a cultura de valores sólidos, a cultura de paz, de igualdade, tornando o lugar onde vivemos mais feliz, solidário e com mais esperança!

DSC_0036Falando nisso, você tem alguma experiência parecida para compartilhar? Aproveite o espaço do II Educom Sul, que acontece nos dias 27 e 28 de junho de 2013, para fazer isso!  As inscrições de trabalhos terminam no dia 15 de maio. Você pode fazer a sua inscrição pelo site da Unijuí. Acesse também o blog e fique por dentro!

Anúncios

Uma resposta em “Educomunicação e cidadania: compartilhe sua experiência no II Educom Sul

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s