O que é que os bixos têm?

Um trote solidário para receber de braços abertos os novos alunos de um curso dentro de uma universidade pode servir para muitas coisas. Pode significar muito mais do que simplesmente “boas vindas” e, inclusive, ser muito útil para um diagnóstico detalhado das novas carinhas.

DSC_0159

Na noite de ontem (19), a chuva não espantou o pessoal. Bixos, veteranos, professores, funcionários e invasores queridos (ex-alunos) compareceram ao evento de recepção que aconteceu no prédio da COM e terminou no Metamoforse. A gincana programada envolveu prá valer os participantes. Verificou-se muita dedicação e espírito esportivo. Os jogadores tiveram que esboçar muitas habilidades, como dançar, cantar e contar histórias. O acadêmico Fábio Petry e seu bom humor, juntamente com a aluna Patrícia, fizeram a apresentação do trote.

DSC_0010

Só para começar, o pessoal se dividiu em grupos, inventou um nome para estes e construiu um elaborado grito de guerra. Foi aí que se descobriu um pouco do perfil dessa bixarada super animada. A próxima prova foi “Vender um produto”. Quantas defesas criativas; estratégias “mercadohumológicas” bem efetivas. Vários talentos se destacaram.É isso aí!Como vendedores de produtos esses bixos dariam ótimos comunicadores, os reis do improviso.

DSC_0059

Depois de persuadir o público na tentativa de comercializar um pincel, uma língua de sogra, um carimbo e um balão (que por sinal ganharam mil e uma utilidades inimagináveis até então), chegou a hora de inventar algumas histórias. Inventar e continuar inventando. O nome da brincadeira era Histórias sem fim. O que dizer sobre uma peteca? Sobre um detergente? Sobre uma árvore de Natal? Sobre uma vela rosa? Sobre uma bengala? Sobre um besouro? Como fazer para unir todos esses objetos em uma história só? Se você pensou que até aqui estava difícil, não sabe da maior: como fazer para mudar a última palavra da história quando o mediador dissesse a palavra “troca”? Só os loucos sabem…

Só futuros comunicadores são capazes de se safar dessa. Eles fizeram bonito. Uma vela que ora era rosa, ora era azul. Um jovem que ora era manco, ora daltônico.Uma árvore de Natal símbolo da Páscoa? Isso mesmo, essas e outras só surgem em um trote de comunicação social mesmo, onde a regra é ousar, sair do convencional e olhar para o mundo com originalidade. E quanta originalidade apareceu nessa gincana…Sem querer querendo eles arrancaram muitas gargalhadas da galera e tiraram nota 10 no quesito risômetro! Nem tudo na vida precisa ter uma sequencia lógica mesmo, né? Afinal, as melhores coisas da vida não têm começo, meio e fim!

DSC_0049

A última prova exigiu rapidez física e intelectual dos participantes. Foi preciso correr para pegar a peteca antes de todo mundo e assim ter a chance de responder questões do quiz: telefones importantes, localizações, endereços eletrônicos, nomes de departamentos. Informações que, de agora em diante, todo bixo precisa saber, principalmente: onde fica localizado o Prédio I?

Finalizada a última prova, foi a vez dos jurados entrarem em cena e revelarem a grande equipe vencedora do Trote Bixos Comunicação Social 2013. Rufem os tambores. A equipe vencedora foi… “Vida Louca”. A equipe bombou! Mas todos estão de parabéns pela participação!

Não podemos esquecer também da solidariedade que rolou no trote. Por enquanto, foram cerca de 30kg arrecadados. E as doações ainda estão abertas. Quem ainda não doou pode fazer sua doação na Usina de Ideias até o final do mês de março.

DSC_0007

E quanto ao diagnóstico, segue abaixo uma pequena amostra:

Os bixos têm jingado? Têm! Os bixos têm criatividade? Têm! Os bixos sabem rebolar? Sim! Os bixos têm medo da chuva? Não! Os bixos são bons cantores?É…se viram! Os bixos são bons arrecadadores de “subsídios” para o “Meta”? Sem dúvida!

Sejam bem vindos bixos 2013! A equipe da Usina de Ideias deseja ótimos estudos, muita sorte, boas histórias e que sua trajetória aqui no curso de Comunicação Social da Unijuí seja um passo de sucesso, vitória e uma oportunidade nas suas vidas. Acompanhem nosso blog (usinacomunica.wordpress.com, ok?), dúvidas e sugestões podem conversar conosco, estamos de portas abertas e vamos ficar sempre ligadinhos em vocês!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s