Quer ser jornalista? Então, se liga na dica…

cartaz-JJFPJ2013-15X21-RGBAtenção jornalista: Quer exercitar suas habilidades incentivando discussões sobre direitos humanos, para aumentar seus conhecimentos, e ainda concorrer a uma viagem histórica? Sim? Então coloque sua criatividade para funcionar, elabore uma boa pauta e se inscreva até o dia 20 de abril de 2013 no 5º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão. Criado em 2009, ele é um concurso de pautas que tem o objetivo de oferecer aos estudantes de jornalismo de todo o Brasil a oportunidade de desenvolver um trabalho prático e reflexivo desde o projeto até a realização final de uma reportagem. A participação é super acessível e aberta para todos os estudantes de jornalismo do país.

O primeiro passo é escolher um professor-orientador da sua ideia e escolher o formato que deseja elaborar seu projeto de pauta (Jornal, Revista, Rádio, Televisão ou Internet). Você pode participar do concurso de forma individual ou em grupo de no máximo três acadêmicos do curso de jornalismo. Seu projeto precisa conter tema, justificativa, objetivos e metodologia, não ultrapassando os sete mil caracteres. Ele deve estar vinculado a uma das duas temáticas a seguir:

  1. Após uma década de políticas de ação afirmativa, o que os jovens negros, que ingressam no mercado de trabalho, contam sobre discriminação e superação?
  2. Bullying – como se aprende a violar a dignidade humana.

Os três vencedores da primeira etapa serão anunciados no mês de junho. Aí, os projetos de pauta aprovados deverão entrar em ação.E  olha que bacana: além de apoio financeiro para a produção das reportagens os grupos contarão com o apoio de um jornalista-mentor para auxiliar no trabalho, indicado pelo Instituto Vladimir Herzog. Além disso, os grupos terão apoio institucional para a veiculação da matéria em diferentes meios de comunicação.

O autor (ou o grupo) da melhor produção jornalística vai ganhar uma viagem para Joanesburgo para visitar o Museu do Apartheid, que conta a história cultural, política e social da África do Sul e do ex-presidente Nelson Mandela, relembrando os mais de 40 anos do regime de segregação racial que reprimiu e castigou cruelmente a comunidade negra sul-africana.

As inscrições devem ser feitas no site. Não perca esta oportunidade! Confira o regulamento e convide seus colegas para participar. Mais informações pelo e-mail jovemjornalista@vladimirherzog.org.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s