O Jornal

O que vem a sua cabeça quando você se lembra de uma redação de jornal?

Pauta, computador, pesquisa, furo jornalístico, fechamento de edição.

Tudo muito certinho, no lugar.

Mas, como se sabe, na grande maioria das vezes não é bem assim que acontece. Vários elementos e sentimentos podem ser acrescentados a esta lista.

Os piores deles podem ser encontrados sabe onde?

No enredo do filme The Paper – O Jornal.

Imagem do Cartaz do filme The Paper

Ficção sem máscaras, o filme é cruel para a nossa moral, enquanto jornalistas. Olho por olho, dente por dente ou os fins justificam os meios são alguns dos ditados que podem permear a história. Afinal, tudo é permitido na luta desenfreada por um furo jornalístico.

Segundo o blog Mundo ao redor, o enredo aborda a vida do editor do jornal sensacionalista New York Sun no momento em que sua mulher, Martha, está nos últimos dias de sua gravidez, e ele acabou de receber uma ótima proposta de emprego do editor-chefe do cotado jornal New York Sentinel.

Além das dúvidas e a divisão de sua vida entre profissional e familiar, Henry ainda precisa suportar a pressão de seus chefes-diretores Alicia Clarck e Bernie White, por causa de uma matéria que Henry foi encarregado de fazer sobre um assassinato que pode ter sido, ou não, cometido por dois adolescentes negros.

No meio disso tudo, em busca de uma grande manchete, o diretor-executivo, o administrativo, o comercial, a redação, o editor-chefe, o chefe de reportagem, diagramadores, jornalistas, fotógrafos e repórteres acabam jogando o código de ética do jornalismo pelos ares!

Nessa história toda, quem optou por ser correto, ganhou um “presente”: a demissão!

O filme é de 1994, mas sabemos que esta ficção é um tanto quanto atual e, em certos casos, muito real também! Vamos rir com esta dura realidade? Aprender com os maus exemplos, cuidando para sermos críticos e não repeti-los?

Luz, câmera e ação para “The Paper”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s