Olho gordo no Facebook? Pode crer!

Qual é o primeiro site que você acessa ao abrir a página inicial do seu navegador?

Certamente a grande maioria das pessoas vai logo, ansiosamente, visitando seu perfil da maior rede social do mundo, o Facebook, certo?

Banco de Imagens - Redes Sociais

Quantas curtidas novas, solicitações de amizades, enfim, quantas novidades vou encontrar. Novidades que tanto podem me deixar triste, quanto me deixar feliz. É tanta informação disseminada no Facebook que às vezes criamos sentimentos e mudamos muito de humor conforme as coisas que vemos e lemos.

Falando nisso, nos últimos dias, o Facebook foi tomado por postagens que assustaram um pouco os usuários: Copie e cole tal texto para proteger seu perfil… Uns caíram na armadilha, outros viram de cara que só podia ser blá blá blá. Mas quem está na chuva é pra se molhar mesmo, a internet vende riscos, é óbvio.

É preciso tomar cuidados e se precaver, quando menos se espera, uma bomba pode cair no seu colo. Existem vários casos de postagens, comentários ou compartilhamentos que saíram das redes sociais e foram parar no sistema judiciário. Não dá pra dar mole, pessoal!

Mas esses perigos visíveis até que são simples pra gente se proteger, basta ter cautela na hora de publicar qualquer coisa. Mas e aqueles perigos que a gente não vê? Esses são barra pesada. E bote pesada nisso. Distorcendo o ditado: o que os olhos não vêem, o coração sente sim!

Veja bem: pergunta de psicólogo, o que você sente quando navega pelo Facebook?

Prazer?

Satisfação?Banco de Imagens - Pecado Capital

Ansiedade?

Medo?

Luxúria?

Liberdade?

Exclusão?

Felicidade?

E que tal, inveja?

Já parou para pensar sobre isso?

Bem, os pesquisadores alemães pararam! E olha só o que eles descobriram: que uma em cada três pessoas sentiu-se pior e mais insatisfeita com a própria vida depois de visitar o site.

A situação é pior quando a pessoa não contribui na plataforma. O estudo foi realizado com 600 alemães, mas os pesquisadores garantem que, sendo a inveja um sentimento universal e o uso do Facebook também, os resultados da pesquisa se estendem mundialmente.

As análises dos resultados garantem que os internautas tendem a se sentir estressados, tensos. A inveja pode surgir na hora de se olhar fotografias, de se constatar o número de curtidas que seu amigo recebeu por uma postagem, entre outros momentos. O ato da comparação social é inerente à navegação.

Constatação interessante ou não, o fato é que todos nós, usuários dessa rede que já atingiu mais de 1 bilhão de indivíduos, reconhecemos que o Facebook é uma explosão de emoções.

Por isso, cuidado: você pode estar, mesmo sem perceber, submetido ao quinto pecado capital: a inveja.

Abre o olho aí gente, e se liga no olho gordo do Facebook!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s