O Barata online

Alguém viu um barata pela internet?

Não é brincadeira, galera! É o jornal laboratório o “Barata” que está  no ar, ou melhor, online.

Para você entender bem, vamos recapitular um pouco da história do jornal.

A versão impressa do veículo foi criada em 2001. O título da publicação é uma homenagem ao jornalista Cipriano José Barata de Almeida, que foi um dos pioneiros na luta pela liberdade de informação.

A ideia inicial era disponibilizar um veículo experimental para a prática do jornalismo impresso. Os alunos da disciplina de Redação jornalística II eram responsáveis pela produção de conteúdo do jornal.

O professor Marcio Granez, orientador da iniciativa, destaca a importância do veículo para a formação dos acadêmicos: “o fato de ser um meio dedicado ao aprendizado, quando o aluno está aprendendo a dominar a técnica da redação jornalística, é um aspecto muito relevante para a formação do futuro jornalista, possibilitando ao aluno evoluir e ganhar segurança em todas as fases da produção das matérias”.

Passaram-se os anos, tecnologias virtuais dominaram a área da comunicação e inserir o Barata no ambiente virtual tornou-se fundamental para a formação dos alunos. Isso porque, para Granez, é essencial que o aluno tenha contato com uma publicação online, já que essa é uma das principais plataformas de divulgação e produção de conteúdo jornalístico na atualidade.

Aí, a turma de Redação jornalística II do segundo semestre de 2012  resolveu investir no jornal laboratório, transportando-o  para o meio online, em formato de blog.

“O formato atual, de blog, é bem simples, e por isso mesmo efetivo, pois dispensa maiores efeitos especiais na hora de editar o material. Nosso foco é a qualidade das matérias, que devem ser relevantes no nível do conteúdo e atrativas no nível da forma“, explica Marcio sobre as exigências aos trabalhos desenvolvidos pelos alunos nessa nova etapa.

O veículo não perdeu a identidade, a proposta é continuar com a mesma linha editorial. E este, segundo o professor Marcio Granez, é um dos principais desafios para os estudantes daqui pra frente.

Acesse http://jornalobarata.blogspot.com.br e confira as novidades do jornal laboratório, que segundo o editorial “agora, está aqui, nas páginas virtuais da internet, sempre igual e nunca o mesmo”.

O Barata está à solta pra fazer você voar com muita criatividade, humor, dicas acadêmicas e muita informação!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s