Ousadia no Projeto Experimental

Arrojado: esta palavra talvez defina bem a ideia do Projeto Experimental da aluna de Publicidade e Propaganda da Unijuí, Andressa Willig. Intitulado “Ousar, Projeto Fotográfico” o trabalho tem como tema a moda noiva e foi orientado pela professora Sílvia Frantz. Mas como será que a estudante idealizou e realizou essa experiência? A Usina de Ideias conversou com a formanda, que já trabalha com fotografia, e traz os detalhes desse TCC cheio de estilo.

O desenvolvimento de seu Projeto Experimental consiste em duas etapas. A primeira delas foi o ensaio fotográfico com modelos vestidas de noivas. Quais foram os objetivos das fotos e quais os resultados obtidos?

O ensaio fotográfico foi realizado com cinco meninas vestindo modelos de noivas da Maison Poison. Utilizei na composição das fotos flores de papel e molduras coloridas, além de maquiagens mais artísticas e penteados incomuns em casamentos. Fiz esta opção para fugir um pouco do “clássico noivas” e colocá-las em um contexto mais voltado para o editorial de moda, junto com o colorido que encontramos nas tendências do último inverno e do próximo verão. Coloquei tudo isso nas imagens para dar um contexto de editorial de moda mesmo, sem parecer o famoso trash the dress (por isso optei pelo estúdio). O objetivo foi voltar o ensaio para o artístico-comercial, com a ideia de vender desde o cabelo até o vestido, expressando um pouco o meu olhar fotográfico.

Como será a segunda etapa, ou seja, a realização do evento de apresentação do conjunto de seu trabalho?

Neste evento acontecerá o desfile dos vestidos da Maison Poison com as modelos escolhidas para o ensaio, além da exposição de 15 fotografias. A apresentação trará aos convidados presentes a decoração utilizada no ensaio fotográfico, com a finalidade de envolvê-los ainda mais na ideia apresentada nas imagens.

Você caracterizaria o seu projeto como inovador no mercado?

Além de ser algo experimental mesmo, principalmente para mim como acadêmica e aprendiz de fotógrafa, o projeto tenta trazer um conceito mais artístico e menos “comercial”, não novo e nem inovador, porém diferente do que costumamos ver nas vitrines da nossa região.

 

Por que você optou pelo nome “Ousar, Projeto Fotográfico”? Existe um motivo, um conceito especial?

Escolhi este nome pois, de certa forma, todos os envolvidos no projeto estão “ousando”, experimentando (dando ênfase ao termo “projeto experimental”) algo novo. A maquiadora, Thais Viñas, no meio da moda, usou maquiagens mais fortes. Bem como o cabeleireiro, Álvaro Decker, que optou por penteados que valorizassem as modelos, a maquiagem, os vestidos e engrandecessem a imagem final. E assim por diante, com os demais envolvidos e, principalmente, a mim. Estou encontrando meu estilo de fotografia, experimentando aqui, “ousando” ali… É na fotografia comercial e de moda que, até agora, eu mais me identifiquei. Por isso, resolvi dedicar esta identificação ao meu projeto de conclusão.

A apresentação do Projeto Experimental será no dia 04 de dezembro, a partir das 19h, no Salão de Atos da Unijuí. Todos estão convidados para conferir e curtir esse evento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s