Rock para todas as horas

Será que você consegue encontrar o erro gramatical na frase abaixo? Atenção:

“O post de hoje é especial à todas as pessoas que gostam de música e, como ninguém é perfeito, têm algumas dificuldades com regras da língua portuguesa”.

Conseguiu encontrar o “X” da questão? Fale a verdade, não vamos te repreender. Quer saber, melhor ainda, em sua homenagem vamos deixar rolar um rock. Que tal essa?


Curtiu a canção? Esse é o “Rock da crase”, tocado pela banda Sujeito Simples, de Curitiba. Eles resolveram inovar e desde 2007 difundem pelo Brasil um estilo diferente, o chamado rock educativo.

A letra do rock deixa bem claro: “A crase é proibida na ligação de palavras repetidas. A crase é proibida diante de palavras masculinas. A crase é proibida diante de verbos. A crase é proibida diante dos pronomes relativos”.

Nada melhor do que a música para aprendemos um pouco mais sobre as regras de aplicação dessa danadinha chamada “crase”.

Como comunicadores, sabemos o quanto é difícil decorar e aplicar todas as regras que envolvem a contração de ‘a’ mais ‘a’. E basta um erro, para que nosso trabalho vire um exemplo a não ser seguido, não é mesmo? É o caso das propagandas de outdoors, placas, cartazes e faixas que foram garimpadas pela equipe do site do g1.com para servirem como materiais de avaliação e correção das regras da crase. Olha só o que eles encontraram pelas ruas:

Precisamos  estar sempre antenados com as pérolas da língua portuguesa. A crase exige memória e deve ser pega de jeito para nunca mais ser esquecida. Acompanhe algumas dicas do site gramáticaonline.

Mas, voltando à pergunta lá de cima… Você conseguiu identificar se há ou não erro de uso de crase naquela frase?

Atenção para a resposta: Sim, pessoal. A expressão, “à todas as pessoas” está errada, já que não vai crase antes de pronome indefinido, uma vez que este não pede artigo. Assim, não tem como existir dois aa. A frase correta então é:

O post de hoje é especial a todas as pessoas que gostam de música e, como ninguém é perfeito, têm algumas dificuldades com regras da língua portuguesa.

Por isso, aumentem o volume e entrem no ritmo da crase!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s