Comunicador: atenção ao que você envia

Que tal começarmos a semana com uma charadinha?

O que é o que é?

Ele é objetivo, curto, gênero textual essencial na assessoria de imprensa, serve como uma isca para emplacar matérias nos jornais?

Essa está muito fácil não é mesmo? Já sabe?

 É claro que estamos falando do press-release. Todo estudante de Comunicação já deve ter feito um. Ou se não fez, ainda fará. Mas o release não tem erro, é a principal ferramenta utilizada pelas assessorias de imprensa para divulgar informações sobre uma determinada empresa ou instituição.

O release advém do título comum que as publicações norte-americanas começaram a usar em seus jornais: para divulgação imediata. E é exatamente pra isso que ele serve: um material informativo contendo todas as informações da empresa que possam chamar a atenção de outro profissional da imprensa e, com isso, resultar em uma matéria na mídia.

Como estagiários, funcionários, assessores e jornalistas, sempre vamos encontrar o release no meio do caminho. Quem já trabalha na área, sabe como é. Mas, vamos parar um pouco e refletir. Afinal, qual é a qualidade dos releases que estou enviando? Eles estão surtindo resultados positivos para a organização para qual trabalho? Pare, pense e veja a pesquisa abaixo realizada pelo Comunique-se em parceria com a Deloitte – considerada uma das maiores consultorias e auditorias do mundo.

Imagem: Portal-Comunique-se(23/10/2012)

De acordo com os dados obtidos na amostra, dos 711 respondentes, apenas 7% deles afirmou que utiliza de forma efetiva as informações que recebem. Questionados sobre a importância do release, 66% disseram que ele é necessário, contudo, uma grande quantidade de material “inútil” chega até as suas caixas de e-mail.

Outra polêmica citada pelos profissionais que participaram da investigação é que estão sendo enviados textos muito grandes, desinteressantes e com fotos, o que no caso, pesa muito em uma caixa de entrada já lotada e para um profissional que já tem mil coisas pra fazer.

Sem sustos e ofensas galera! O resultado dessa pesquisa não pode ser considerado um parecer global de como os releases estão sendo utilizados, mas serve de alerta para não esquecermos o conceito e a verdadeira intenção de se enviar um press-release. É necessário ter estratégia e saber gerir as ações, afinal, cada vez mais a comunicação está se aproximando do campo do empreendedorismo. E o release não deixa de ser uma estratégia, correto?

E para você se sair bem na elaboração dos releases, dê uma espiadinha nas dicas do blog Estúdio de Comunicação, que enumera dez dicas para você elaborar e encaminhar o material informativo quando você precisar.

 Não de mole, qualifique sempre suas produções. Já escreveu seu press release hoje? Vai nessa, escreva e reflita.

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