O filme “Diário de um jornalista bêbado” foi lançado no início do ano e é uma ótima dica de filme para todos os comunicadores. Estrelado pelo ator Johnny Depp (Aquele das mãos de tesoura), o filme é baseado no livro de Hunter S. Thompson, “Rum: Diário de Um Jornalista Bêbado” (The Rum Diary).
De acordo com a sinopse do filme, disponível no site adorocinema, a obra cinematográfica conta a história de um jornalista itinerante e apaixonado por um “traguinho” que, cansado da correria frenética de seu trabalho em Nova York, resolve viajar para a ilha de Porto Rico para trabalhar em um jornal local, o “The San Juan Star”, dirigido pelo tirânico Lotterman (Richard Jenkins).
Adotando o ritmo calmo do lugar, regado a muito rum, Paul começa a se apaixonar por Chenault (Amber Heard), noiva de Sanderson (Aaron Eckhart), um dos maiores empresários da cidade. Ganancioso, Sanderson planeja converter Porto Rico num paraíso do capitalismo. Quando Kemp é recrutado por Sanderson para escrever um artigo favorável a respeito de sua nova e corrupta empreitada, ele é confrontado com um dilema: deve ajudar o empresário, ou aceitar os riscos e aproveitar para denunciá-lo?
O filme suscita discussões sobre a ética jornalística e nos traz reflexões sobre os desafios diários da profissão. Além disso, aborda temáticas históricas como o imperialismo americano sob os países latinos e a imposição capitalista de grandes empresários. No meio disso tudo, como fica o profissional da imprensa? Na ficção, um copo de bebidas ameniza a tensão. Mas e na realidade, como resolver um caso semelhante?
Fica a dica e a reflexão! Curtam o filme…