A Comunicação no Salão do Conhecimento 2012

Com o tema “Tecnologia Social, Sustentabilidade e Erradicação da Pobreza” o Salão do Conhecimento desse ano foi recheado com diversos trabalhos de Pesquisa Científica e Projetos de Extensão. Os pesquisadores mostraram o que estão desenvolvendo, contando um pouco sobre suas ações. Tudo isso através da apresentação de pôsteres e painéis temáticos. Além disso, o evento que ocorreu entre os dias 23 e 26 de outubro nos três campi da Unijuí teve palestras e reuniu um público vasto que pode conferir a relevância da pesquisa-ação para o desenvolvimento da ciência, para a formação de alunos e professores, sem falar no incentivo para o melhoramento da qualidade de vida da população local e regional, seja do ponto de vista social, ecológico, da educação, da saúde ou outro.

O segmento da Comunicação também marcou presença no Salão. Foram cerca de sete trabalhos apresentados à comunidade acadêmica. Rádio, Educomunicação, Fotografia, Gestão Social e Cidadania estão entre as temáticas abordadas.  Confira as pesquisas expostas:

  • A prática radiofônica como ferramenta de aprendizagem e educação – Daniele dos Santos.
  • As interfaces do uso da mídia e da tecnologia em sala de aula – Patrícia Laura Kuhn.
  • O processo de aprender e ensinar mediado pela educomunicação – Bruna Danelli.
  • Projeto fronteiras: a memória da radiofonia regional – João Pedro Pacheco Van Der Sand.
  • No ar: gestão social e cidadania – Suélen Kommers.
  • Abordagem lúdica na compreensão da linguagem e cultura fotográfica            – Araciele  Maria Ketzer.
  • Papo cidadão: a comunicação via rádio e internet como instrumento de cidadania – Araciele Maria Ketzer.

Completando a programação do Salão do Conhecimento, as ações de extensão realizadas no último dia do evento movimentaram o campus e envolveram o público. O Projeto Câmara Escura: Histórias e Práticas Fotográficas, coordenado pelo professor Paulo Ernesto Scortegagna colocou “Todo mundo na foto” quando trouxe alunos da 5º a 8º série da Escola Municipal Fundamental Deolinda Barufaldi de Ijuí.

Fotógrafo: Tailor- aluno da 7º série da Escola Deolinda Barufaldi de Ijuí.

Os “fotógrafos” saíram uniformizados e registraram na fotografia todos os acontecimentos que rolaram na sexta-feira de tarde no campus Ijuí. Eles fotografavam, transferiam as fotos para um computador, editavam as mesmas e depois reproduziam os registros em um Data Show. A ideia chamou a atenção de quem passava, que parava para observar os personagens das fotografias. E também encantou os estudantes que sentiram orgulho da ação que estavam promovendo.

E como ninguém é de ferro, depois do trabalho é a hora do lanche. Mas se bater foto é com eles mesmos, na hora de sair na foto é que o bicho pega, né Guilherme?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s