Diário de uma viagem histórica

De Ijuí para São Paulo. Do curso de Comunicação Social da Unijuí para o Programa do Jô e para a Rede Record de Jornalismo. Uma aventura para os alunos, um desafio para os professores. Desde o início, a viagem de estudos já foi condecorada no Comunicativo como uma viagem histórica, afinal, nunca antes na história do curso houve aventura semelhante.

E deu tudo mais do que certo, desde o roteiro, a parceria dos alunos, a luta dos organizadores da viagem. E que luta, “né” Felipe Dorneles e Liane Van Der Ham? Foram várias ligações, tentativas, negociações para que tudo estivesse planejado tim tim por tim tim. Uma batalha que resultou em histórias, emoção e uma bagagem cultural intensa de conhecimento, emoção, satisfação e agradecimentos. Aplausos rolaram no final da viagem para o professor Felipe Dorneles pela iniciativa de organizar um roteiro tão audacioso, e também para os alunos que pegaram o microfone e fizeram sua homenagem. O aluno Murian Cesca parabenizou Felipe que começou com o pé direito já em seu primeiro ano de docência. Priscila Heldt também ganhou espaço na cena e afirmou que essa viagem marca a renovação do curso de Comunicação Social da Unijuí.

Pé na estrada, rumo à 20 horas lotadas de música, sono, sonhos e brincadeiras. Espaço especial para o “Jogo da Verdade” que rolou em um camarim especial no fundão do ônibus. Cervejinha ou Dramin para acompanhar, o fato é que por volta do meio dia os olhos ansiosos dos passageiros já se deparavam com uma realidade metropolitana, com o cheiro e as características de São Paulo.

Auxiliados pelo GPS, e guiados por bons motoristas, chegamos ao Hotel São Paulo Inn. Nos acomodamos e logo todos estavam prontos para almoçar e partir novamente, desta vez rumo ao Instituto Moreira Sales. No IMS, a galera contemplou uma exposição do fotógrafo Horácio Coppola que retrata as Obras do artista Aleijadinho. A exposição denominada “Luz, cedro e pedra – Esculturas do Aleijadinho” reúne 81 imagens feitas pelo fotógrafo argentino em 1945, nas cidades mineiras de Congonhas do Campo, Sabará e Ouro Preto.

Depois de uma fugidinha para a Praça localizada em frente ao IMS, escapando da sujeira das pombas, os passageiros voltaram para o ônibus que foi direto para o Museu de Imagem e Som Paulista. Divididos em dois grupos fomos convidados a refletir sobre algumas obras expostas no Museu, destacando-se o Projeto da escritora, roteirista e apresentadora Fernanda Young, “A Louca Debaixo do Branco”, que deixou um ponto de interrogação na mente dos visitantes sobre a relação entre amor e casamento. A mostra investiga a construção do mito amoroso através da personificação da noiva, figura central do novo romance homônimo escrito por Young.

Cumprido o roteiro, a noite era livre. O pessoal se dividiu e aproveitou ao máximo sua primeira noite na maior cidade do país.

O despertador toca e a segunda-feira prometia ser um grande dia. Afinal, à tarde tínhamos hora marcada na Central Globo para participar da gravação de três edições do Programa do Jô, que foram ao ar no dia 22, 24 e 26 de outubro. Os convidados do entrevistador eram surpresa para todos, a Globo ainda não tinha divulgado. Sentados na sala de espera, recebemos a notícia que uma das convidadas seria a cantora Ivete Sangalo. A sorte estava mesmo conosco! Curtimos muito, cantamos, alguns conseguiram tirar fotos, e nos encantamos com a personalidade da cantora. Ivete é a mesma pessoa, esteja a câmera ligada ou não, acreditem!

Além dela, a jogadora de vôlei, Sheila Castro, a chef de cozinha, Isa Sousa, o guia turístico da cidade do Rio de Janeiro, Carlos Roquette, o médico Diretor do Instituto Butantan, Jorge Kalil, o poeta dos motoboys, Marcelo Veronez e o comediante Gustavo Mendes que interpreta a presidenta Dilma no Casseta e Planeta, foram entrevistados pelo “Gordo”. Uma experiência incrível para todos nós, futuros comunicadores que pudemos acompanhar os bastidores da gravação de um programa de televisão da maior emissora brasileira. Nosso grupo deixou a Globo por volta das 21h retornando ao Hotel para se preparar para o último dia em SP.

Na terça-feira, nós visitamos a TV Record, o Portal R7 e a Record News, além de fazermos uma visita à tarde na Bienal das Artes no Parque Ibirapuera. Na Record, conhecemos todos os estúdios de gravação e encontramos alguns apresentadores e ficamos por dentro da dinâmica de uma emissora de televisão. Para completar recebemos um kit simbólico (Duas Revistas da Record + Um Pad Mouse personalizado).

Na 30ª Bienal, estudamos três obras, inclusive obras de artistas brasileiros. Sob o título “A iminência das poéticas”, a Bienal tem como centro curatorial os temas da multiplicidade, transicionalidade, recorrência e permanente mutabilidade das poéticas artísticas. A visita guiada nos proporcionou reflexão, discussão e uma lição sobre arte e vida.

Se houve histórias super bacanas na trajetória da excursão por São Paulo, na volta as histórias foram construídas dentro do ônibus. Para disfarçar o tédio de várias horas de congestionamento, teve enquete sobre ligar ou não músicas; teve até Karaoquê; declarações de amor; relato de experiências e muito mais. Só imaginem o que foi tudo isso!

Brincadeiras à parte, a viagem dos estudantes de Comunicação Social para São Paulo foi um sucesso.  “Nossa viagem foi ótima, experiências maravilhosas que certamente contribuiram para o meu aprendizado como comunicadora. Foram vivências diferenciadas, que a gente não vai ter acesso dentro da academia se não buscar rompendo distâncias e desafiando nosso potencial”, confirma a estudante Margarida Goldschmidt.

Parabéns ao nosso querido professor Felipe Dorneles que arrasou pela iniciativa. Parabéns à secretária do curso Liane Van Der Ham Rapachi pela colaboração e por ajudar a manter todo mundo na “linha” (A Liane arrasou corações…) e um agradecimento especial a todos os chefes que liberaram seus estagiários ou funcionários para curtirem essa grande, bela e animada aventura.

E que venha São Paulo/ Rio de Janeiro 2013!

Com carinho, e já cheia de saudades dessa viagem inesquecível, Araciele Ketzer. Beijos e até a próxima!

Anúncios

Uma resposta em “Diário de uma viagem histórica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s