Obra-prima no Festicom 2012

Você tem curiosidade de saber o que rola de fato no dia a dia de uma emissora de televisão? E mais, se você tivesse que contar de alguma forma a trajetória de 20 anos de trabalho, profissionalismo e sucesso de uma emissora como faria?

Pois é, a jornalista Lisiane Sackis fez o seguinte: montou um livro, “RBS TV Santa Rosa 20 Anos, Histórias e Bastidores”. É isso mesmo, a jornalista que acompanhou toda a história da emissora regional, resolveu resgatar as informações, “revirar” os arquivos e entrevistar personagens fundamentais para a construção de mais de 20 anos de transmissão.

O resultado você vai conhecer no dia 05/10 (sexta-feira) durante a cerimônia de premiação do Festicom 2012. Nesse dia, a jornalista irá fazer uma breve fala sobre seu livro para a comunidade acadêmica. Nada mais natural já que a ideia compôs seu Projeto Experimental de Conclusão de curso de Jornalismo na Unijuí, apresentado em julho deste ano. “A ideia surgiu no ano passado quando o professor Marcio Granez me desafiou para o projeto, assim como outros amigos que sempre me diziam: Por que você não conta o que viu neste tempo todo que está na RBS, desde a inauguração, acompanhando toda esta história?”, esclarece Lisiane Sackis.

Lançamento do livro “RBSTV Santa Rosa, 20 anos: Histórias e Bastidores” no auditório do SESC em Santa Rosa.
Foto: Felipe Klock
Fonte: www. zulupa.com.br

O livro está estruturado em 39 capítulos. É ilustrado com fotos, “frames” das próprias reportagens e contém depoimentos dos profissionais que trabalharam durante essas duas décadas na construção do canal. Possui uma linguagem própria de televisão, clara, direta e de fácil compreensão. “O livro narra como foi o processo de construção da emissora, as dificuldades enfrentadas e os desafios, como por exemplo, selecionar a equipe que iria protagonizar um dos grandes momentos de uma nova TV no ar”, conta a autora. Para ela, o relato permite ao leitor mergulhar através do tempo e do espaço neste jeito típico da gente de nossa região, com sua cultura e dar voz a essa comunidade.

Mas o livro promete ser muito mais do que uma oportunidade de conhecermos os bastidores de toda a história da RBS Santa Rosa, segundo a autora, a obra constitui uma verdadeira aula prática de jornalismo televisivo, trazendo curiosidades que o telespectador tem sobre a televisão, os equipamentos, os recursos e o dia-a-dia de quem coloca uma emissora no ar. “O livro aborda questões que envolvem a resolução de certas situações e o uso da criatividade do repórter e do cinegrafista para valorizar o fato, o momento”, explica a jornalista.

Foto: Felipe Klock
Fonte: http://www.zulupa.com.br

Por isso, pessoal, vamos curtir e estar presente no lançamento dessa obra que vai fazer muito sucesso, vai ser uma ótima ferramenta de estudo e leitura prazerosa para todos nós, “Pretendo ajudar a incentivar a leitura com esta publicação para que as pessoas conheçam mais a nossa história regional, bem como o que vi, vivi e aprendi ao longo destes 20 anos. O meu sonho é construir um mundo melhor, com informação clara, plural e verdadeira”, finaliza Lisiane Sackis.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s