Criatividade, câmera, ação…

E as produções dos acadêmicos do curso de Comunicação Social estão bombando…

Você por acaso sabe as Coisas que Ijuí fala? Já se conscientizou que Trânsito é lugar de gente inteligente? Ou já se deu conta das conseqüências do Álcool na direção?

Pois é, nos últimos anos, os alunos investiram em temas sociais, de conscientização e cultura e se deram muito bem.

Dada a tarefa, a criatividade rola solta quando a regra é não ter regra para fabricar ideias. Quando se fala em audiovisual o que não falta para os alunos é ousadia e talento.

O melhor de estudar Comunicação é isso. Os trabalhos vão muito além da nota; são avaliados por toda a comunidade. É sempre a velha e bem vinda história: era para ser apenas um trabalho acadêmico que vira febre, que contagia, que todo mundo comenta, compartilha e curte.

O exemplo mais recente é o vídeo Coisas que Ijuí fala. Publicado em 14 de agosto o vídeo já ultrapassou os 3.000 acessos. Se você ainda não viu, vale a pena dar uma espiadinha e reconhecer alguns “clichês” eternizados pelos ijuienses:

Os responsáveis por essa produção são os alunos Alisson Bonotto, Gabriela Terdiman, Marina Moesch e Régis Baroni. O vídeo foi produzido para a disciplina de Criação e Produção em Rádio, Vídeo, TV e Cinema, sob a orientação do professor Celestino Perin. Alisson Bonotto conta que a orientação era que deveria ser um vídeo para promover algum conceito, lugar, cultura, por isso, pensaram em fazer alguma coisa relacionada a Ijuí. Segundo ele, naquela época, estava fazendo sucesso na internet um vídeo chamado  “Coisas que Porto Alegra Fala”, que foi inspirado em outros vídeos americanos que já rolavam pela net.

Daí surgiu a ideia de popularizar Ijuí e sua cultura por meio do  vídeo. “Tivemos que deixar algumas coisas de fora, então, selecionamos as mais conhecidas, mais faladas por aqui, as que as pessoas pudessem assistir o vídeo e dizer:  eu também falo isso, meus amigos falam isso”, ressalta o acadêmico de Relações Públicas.

E a produção está em evidência, mas que tal relembrarmos outras ideias interessantes? Campeão de acessos no you tube (10.705), o VT “Não seja um banana: Trânsito é um lugar de gente inteligente”, venceu no Festival de Gramado Cine vídeo em 2006 e também foi campanha vencedora do VI Prêmio DETRAN/RS 2006 na Categoria Universitária. Que tal?

E, é claro, não vamos nos esquecer de uma campanha tão importante para conscientizar os cidadãos quanto ao uso do álcool na direção. Uma mensagem  que influenciou muitos jovens por aí…

Os acadêmicos estão de parabéns. As produções são um sucesso e trazem evidência para esses atores, cinegrafistas, roteiristas que, literalmente, se viram nos 30 para que o material final não seja apenas mais um trabalho de aula. Aquele que cai no esquecimento e não participa muito da história. As produções dos alunos envolvem, mobilizam, fazem rir, trazem mudanças e a criatividade vai pra rede. Rede esta do portal do aluno, lá nas notinhas…Redes de amigos… Redes sociais… Enfim, redes do mundo de ideias de qualidade e sucesso criativo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s