Onde o fato encontra a palavra IV

Para quem curte os autores gaúchos, o aluno de Jornalismo da Unijuí Vinícius Fruhling dos Santos, escreveu aspectos da  biografia de Luis Fernando Veríssimo. O texto foi produzido no primeiro semestre de 2012, na disciplina de Oficina de Leitura e Produção de Texto. Confiram:

Luis Fernando Veríssimo, o mestre gaúcho do humor

Vida

Ele poderia ter sido saxofonista ou gastrônomo. Poderia estar roubando ou matando, mas escolheu o pior, ser escritor. Luis Fernando Veríssimo é um ícone da literatura gaúcha e nacional, e não pode ser melhor representado do que através do humor. Filho de outro grande gênio literário, Érico Veríssimo, Luis, para os íntimos, sempre usou a irreverência como mais poderosa arma para criticar ou enaltecer o lugar onde vive, pois é isso que ele retrata em suas obras.

Conhecido por sua timidez exagerada, Veríssimo usa as palavras para melhor se expressar. Nascido no longínquo ano de 1936, em um ameno 26 de setembro, na sempre agitada Porto Alegre, ele cresceu longe de sua terra natal. Seu pai trabalhava nos Estados Unidos e foi lá que ele passou sua infância e parte da adolescência. Estudou em San Francisco, Los Angeles e Washington. Quando completava 20 anos, no ano de 1956, voltou a Porto Alegre, onde começou a trilhar sua carreira profissional.

Durante a sua vida, Luis Fernando Veríssimo trabalhou no que se possa imaginar. Ele é cronista, cartunista, tradutor, roteirista, autor de romances e teatro e músico. Em alguns períodos chegou a trabalhar como publicitário e copy desk de jornal. A carreira como colunista começou em 1969 ao cobrir as férias de um colega do jornal Zero Hora. A qualidade do seu texto foi logo reconhecida e ele ganhou uma coluna própria. Já no Rio de Janeiro, em 1963, casou-se com a carioca Lúcia Helena Massa. Dessa união, que dura até hoje, nasceram três filhos: Fernanda (1964), Mariana (1967) e Pedro (1970).

Em 1973, Veríssimo se Verissimense arriscou pela primeira vez na produção de um livro. O Popular, um livro de crônicas, teve boa aceitação por parte da população. O lançamento deste livro foi o estopim que faltava na carreira do autor. Em 1975 voltou ao Zero Hora e passou a se dedicar a vida de escritor. No ano de 1981 alcançou a platéia nacional com o livro, O Analista de Bagé. Luis Fernando Veríssimo continuou escrevendo e trabalhando em diversos meios. Ele ganhou prêmios, produziu romances e  hoje é considerado um dos maiores escritores brasileiros.

Obra

            A obra de Verissimo pode ser considerada uma onomatopéia do humor. Seus textos sempre contam muito com esse traço, que talvez seja o mais marcante do autor. Outro ponto marcante da sua obra é a ironia. Em grande parte dos textos ela aparece, para criticar ou torná-los ainda mais engraçados. Ele escreveu e escreve sobre esporte, cinema, literatura, música, gastronomia, política, comportamento e sobre suas viagens. Seus livros já alcançaram a marca de mais de 5 milhões de cópias vendidas. O autor lançou até hoje mais de vinte livros, entre eles, dois romances. Seus maiores sucessos foram o Analista de Bagé, 1981; A velhinha de Taubaté, 1983 e Comédias da vida privada, 1994.

            Luis Fernando Veríssimo transparece em sua obra traços bem nítidos de sua personalidade. Ele gosta de pensar a atividade de escritor não como um exercício, mas como uma atividade profissional. Por isso seu texto é muito leve e original, com uma técnica apurada e um humor bastante sútil, beirando a crítica em diversos pontos. Veríssimo considera o escritor como um profissional, que tem como objetivo a produção de entretenimento. Esse talvez seja o maior diferencial desse autor, que se tornou um mestre do humor gaúcho e nacional. Por isso Veríssimo se tornou um ícone. Não existe outro autor com características iguais. O gaúcho de Porto Alegre, nascido no longínquo ano de 1936 é um grande escritor, produtor de verdadeiras obras de artes, mas humilde o suficiente para não se considerar mais que um simples profissional, um profissional à serviço do entretenimento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s