Que tal um sorriso, Target?

O final de semana está aí. Já estamos nos programando para as festas, selecionando filmes, buscando fugir da rotina e do estresse. Mas você já percebeu que muitas vezes acabamos nos distraindo durante a semana mesmo, quando nos deparamos com alguma propaganda com bom humor?

É… a publicidade tem dessas maravilhas: quebrar  a tensão cotidiana instigando sorrisos. O uso do humor nas propagandas é um recurso constantemente utilizado pelas agências. Em um mundo onde o estresse rola solto em todas as classes e idades, tal estratégia pode conquistar os consumidores. Afinal, um pouco de humor não faz mal a ninguém.

O humor pode ser considerado uma ferramenta de persuasão no universo publicitário. É uma estratégia que facilita a decodificação da mensagem. E não tem erro, na pior das hipóteses a marca conquista a simpatia dos consumidores. Contudo, a construção da propaganda precisa ter qualidade, trabalhando com a emoção e com a criatividade de forma profissional, afinal, com um humor forçado e mal construído não dá pra encarar, muito menos rir e menos ainda atrair um público, não é mesmo?

A utilização do humor na propaganda não é recente. Surgiu nos Estado Unidos por volta dos anos 70. O primeiro comercial com esse perfil foi o lançamento do Fusca nos EUA, criado por Bill Bernbach . De lá a tendência se espalhou pelo resto do mundo. Como tudo que é novo e diferente, sofreu preconceito no começo, mas logo, o receio foi transformado em dinheiro e sucesso para as marcas. No Brasil, a ideia virou mania. Não era para menos, afinal, o humor faz parte da cultura dos brasileiros, utilizá-lo para fazer publicidade é uma estratégia inteligente.

Mas, enfim, toda essa história pode comprovar a expressão que rir é o melhor remédio,  agora também para o anúncio de produtos!

E você o que acha? Será que as propagandas mais engraçadas são as mais lembradas pelos consumidores? Que tal agora conferir a trajetória do clássico Garoto Bombril, que com humor gravou a marca na lembrança das pessoas? Divirtam-se com este e outros exemplos:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s