O perfil das estatísticas

Todos já devem ter ouvido falar sobre a importância das redes sociais para o exercício do jornalismo, isso já foi assunto aqui do blog, assunto do concurso Primeira Pauta do jornal Zero Hora, enfim, já se tornou fato que as novas formas de comunicação advindas com a revolução tecnológica transformaram as redações de jornais, os modos de fazer entrevistas, escolher as fontes, os assuntos. Mas agora é oficial. Transformou-se em pesquisa, em estatística.

O recente estudo da PR Newswire foi a primeira pesquisa aplicada visando entender as transformações e impactos das redes sociais no cenário midiático atual.

A pesquisa foi realizada pela empresa PR Newswire e publicada esta semana. E os números comprovam o protagonismo dessas redes virtuais. Dos cerca de 500 jornalistas que responderam um questionário no Brasil e no México, 79,7% afirmaram que utilizam as redes sociais para entrar em contato e se relacionar com as fontes.

E sabem qual é a rede mais utilizada pelos jornalistas brasileiros e mexicanos para pautar as notícias? O microblog twitter. Que alcançou 83,3% dos participantes que admitiram ter usado dados que nascem na rede para definir e compor suas matérias. Em segundo lugar, o facebook (18,7%) e olha só, o orkut alcançou 2,3% das respostas.

Este estudo apenas torna quantitativo o que para os comunicadores já virou rotina. A importância das redes sociais engloba todo o processo de comunicação e precisamos conviver com essa realidade. E isso significa também se qualificar para esse novo contexto, utilizando dessas redes de modo profissional e produtivo, sem deixar de lado a essência do jornalismo, a qualidade e veracidade da informação, a ética, para que sejamos jornalistas atualizados com a evolução do mercado de trabalho e não apenas robôs da informação. Porque o que faz a diferença é o olhar humano que damos aos fatos e não o olhar virtual que a estrutura moderna nos impõe.

E você, faz parte dessa estatística? Se ainda não está adaptado e conectado com as redes sociais, trate de se agilizar para não ficar fora dessa onda. E temos uma dica para você incrementar seu currículo: que tal fazer um curso online para aprender a gerenciar suas redes sociais? Acesse o site Comunique-se e confira mais informações sobre esse curso que acontece no próximo dia 17 de agosto.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s