A Unijuí em mais uma edição do Primeira Pauta

Alguém já conferiu quem está entre os 10 classificados do Primeira Pauta 2012?

Pois é, devemos nos orgulhar dos nossos futuros comunicadores: afinal, mais uma vez estudantes de jornalismo da Unijuí foram classificados no concurso Primeira Pauta, desenvolvido pelo jornal Zero Hora. Quem ganhar vai acompanhar uma grande reportagem produzida pelo ZH.

Neste ano, os estudantes Deisi Fabrim (6º semestre) e Mateus Tamiozzo (7º semestre), (que já havia chegado até a final do concurso em 2010),  estão entre os 10 classificados da seleção que reuniu dezenas de participantes de 22 universidades do Estado.

Na primeira etapa os participantes tiveram que responder a seguinte questão: “Qual o impacto que as plataformas digitais têm na profissão de jornalista?”. Agora, os classificados terão que enviar um novo texto à redação do jornal com o tema “O valor do Esporte”. Dois temas bem presentes e atuais que nossos colegas foram desafiados a responder. O prazo para enviar esse texto é até 30 de julho. Confira a formatação do texto e demais informações sobre as fases do concurso no site no Zero Hora.

E atenção para os cliques pessoal. Um por todos e todos por um, afinal, dos dez textos que serão enviados apenas metade será selecionado e entre esses cinco um será escolhido por voto popular.

Então que todos fiquem atentos para votar nos nossos colegas e ajudá-los a passar para a grande final. Nela, os classificados terão que ir até o Jornal, passar por uma entrevista e escrever um texto com um assunto inédito. O resultado será divulgado no dia 26 de agosto. Boa sorte aos nossos representantes! Confira abaixo uma entrevista com os dois semifinalistas do Primeira Pauta 2012. Com vocês, Deisi Fabrim:

Deisi Fabrim- Estudante do 6º semestre do curso de Jornalismo na Unijuí.

O que a levou a participar do Primeira Pauta?

Vejo a participação em concursos como uma maneira importante para testarmos nossos conhecimentos e aprimorá-los. O Primeira Pauta é uma oportunidade de expressar os conhecimentos adquiridos e aprender com grandes profissionais da área.

Qual foi o enfoque que você atribuiu no seu texto da primeira etapa do concurso?

Na primeira etapa respondemos a questão “Que impacto as plataformas digitais têm na profissão de jornalista?”. Apresentei os aspectos bons e desafiadores do impacto das plataformas na profissão, tanto no modo de produção como de recepção da informação. Apliquei os conhecimentos obtidos na universidade e aqueles da percepção no dia a dia.

Quais são as suas expectativas para a próxima fase?

Estimo que todos, assim como eu, esperam os melhores resultados. Espero continuar no concurso, passando para a terceira fase.

Com vocês, Mateus Tamiozzo:

Mateus Tamiozzo- Estudante do 7º semestre do curso de Jornalismo da Unijuí

Em 2010 você chegou a final do concurso Primeira Pauta, isso pode ter sido um incentivo para você continuar a participar do concurso?

Em quatro edições do Primeira Pauta é a quarta vez que eu participo. O incentivo é justamente a oportunidade de poder mostrar o meu trabalho e o  conhecimento sobre aspectos específicos da comunicação. Nesse ano, no caso, a digital. Mas evidente que o fato de poder acompanhar uma grande reportagem com uma equipe da Zero Hora é algo a ser muito valorizado, porque é um grande acréscimo no aprendizado. É, enfim, “comprovar” que a prática complementa a teoria de sala de aula. E, claro, eu ter chegado na final em 2010 e ter conhecido a enorme estrutura da ZH e conhecer a rotina da Redação deles dá um “gás” pra que se possa tentar outra vez.
Qual foi o enfoque que você atribuiu no seu texto da primeira etapa do concurso?
Como a pauta da primeira fase era relacionada ao trabalho do jornalista nas plataformas digitais, eu e alguns candidatos (sim, conversei com alguns deles) optamos por falar sobre a nova rotina do jornalista a partir da necessidade de agregação de diversos meios na plataforma digital e do desafio de divulgar as informações de forma ágil. No meu caso, comparei o trabalho do jornalista que se envolve com texto, áudio, vídeo, fotos, infográficos, com o trabalho de um malabarista, que precisa encontrar harmonia nos movimentos das peças nas mãos para que tudo saia como planejado e agrade o público.

Quais são as suas expectativas para a próxima fase?

A expectativa é sempre a melhor possível. Na verdade eu comentei no Facebook que eu sou a prova viva de que um raio cai sim duas vezes no mesmo lugar. Mas agora eu quero ganhar e não é à toa que eu já me preocupei, despreocupei, preocupei outra vez e despreocupei de novo com o meu texto. Está praticamente pronto e foi uma semana e meia pensando nisso, quase vivendo disso, mesmo durante o trabalho (quando sobrava alguma folga). É um sufoco contar uma história como a que eu achei em 1.800 caracteres, sem poder explicar algumas coisas, mas que no fim não farão tanta diferença. O texto original tinha 2.657 caracteres. Imagine o quanto tive que cortar…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s