Cinema para Relações Públicas

Até o início da semana estávamos curtindo um clima quente, até um pouco surreal para essa época do ano. De repente, uma massa polar chega e resultado: para introduzir o final de semana, friozinho e uma garoa cinematográfica. Ao olhar pela janela, uma leve preguiça arrebata nossos baladeiros de plantão. E agora, “quem irá nos salvar”?

A Usina de ideias tem uma dica para você: que tal unir o útil ao agradável e refletir sobre a carreira do profissional de Relações Públicas ao mesmo tempo em que você se diverte assistindo alguns filmes? Por isso, garimpamos algumas dicas de filme no site Universia. A pipoca fica por sua conta, confira:

Mera coincidência (Wag the dog):

O filme estrelado por Dustin Hoffman e Robert De Niro, fala sobre um consultor político/Relações Públicas de Washington, que criou uma guerra falsa, cheia de filmes, músicas-tema e outros aspectos, que têm como objetivo distrair o público. O filme deixa claro o poder do profissional de RP.

A grande virada (Jerry Maguire):

Nenhuma lista de filmes sobre RP estaria completa sem este filme, com interpretação de Tom Cruise. Das linhas do imortal “Show Me the Money” para as disputas com outros agentes que tentam roubar os seus clientes, o filme mostra também o trabalho duro para manter a sua clientela, especialmente jogando-os no marketing. Há muitas habilidades de um RP que podem ser vistas neste filme. Veja o trailer:

 Obrigado por fumar (Thank You For Smoking):

Segue um modelo suave e de boa aparência e faz um “lobby do tabaco” – como as propagandas relacionadas a saúde aparecem na televisão – e em várias outras cenas divertidas que questionam outras indústrias. O filme termina com uma frase clássica: “Michael Jordan joga a bola. Charles Manson mata pessoas. Eu falo. Todo mundo tem um talento”. Assista a uma cena do filme:

A rede social (The Social Network):

Os cursos de Relações Públicas atualmente incluem estudos sobre as mídias digitais. E o filme conta uma grande história, que engloba tanto as mídias digitais como a profissão de Relações Públicas, com histórias mais tradicionais. Veja o trailer:

A Embriaguez do sucesso (Sweet Smell of Success):

O filme foi feito no ano de 1957 e, em 1993, selecionado pela Biblioteca do Congresso para fazer parte do Registro Nacional de Cinema dos Estados Unidos, para ser preservado, considerado “culturalmente, historicamente e esteticamente significativo”. O filme mostra a relação entre um colunista de fofocas e o chefe de uma agência de relações públicas, relevante entre as duas profissões, jornalismo e RP, até os dias de hoje.

Menina dos olhos (Jersey Girl):

A indústria de Relações Públicas lida constantemente com pressões, isso é retratado logo no início do filme com Ben Affleck perdendo uma conferência de imprensa de alto risco – e em seguida, o seu emprego. Com pequenos toques de Relações Públicas ao longo de todo o filme, são retratadas as transições de um homem para um Relações Públicas. Assista ao trailer:

Segredos do Poder (Primary Colors):

Mais um filme sobre Relações Públicas que dão consultoria a políticos para ajudá-los a alcançarem seus objetivos. Mostra como os RP’s lidam com situações de emergência e com a mídia, de uma forma agradável, divertida e educativa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s