Literatura para criação

Um mundo onde é possível brincar com a imaginação, transcender fronteiras, criar emoção e entretenimento. Já identificou que mundo é esse? As características nos remetem à literatura, mas quem estuda publicidade ou está inserido dentro do universo da comunicação reconhece certamente esse cenário. Os mundos encantados dos contos de fadas estão sendo transportados cada vez mais para o mercado publicitário, podendo ser uma ótima ferramenta de trabalho para as criações da área.

“Era uma vez a menina Alice que está sentada com sua irmã no jardim quando vê passar um Coelho Branco com um relógio de bolso. Fascinada pela visão, ela segue o coelho e entra num buraco de uma árvore…” e sabe onde ela foi parar? No comercial da Chevrolet!

Pois é, um bom exemplo de uso do universo literário em anúncios é o caso da propaganda da  Chevrolet em que foi utilizada a história de Alice do País das Maravilhas. Confira no vídeo abaixo:

A distância entre publicidade e literatura está cada vez menor. A linguagem literária é uma grande aliada no palco da publicidade, seja através do uso de seus personagens clássicos, de suas figuras de linguagem, de seu ideal de ficção e evasão da realidade, tudo isso para produzir anúncios e entreter um público ávido por descontração e escape do sistema social.

 

Você provavelmente já assistiu o comercial aí em cima. É a edição de 2011 da campanha “Go Forth”, da marca que é sinônimo de jeans, a Levi’s. A voz rouca do músico Tom Waits narra o inspirado poema “The Laughing Heart”, do poeta e romancista Charles Bukowski. O comercial é editado com cenas de manifestações civis, beijos subaquáticos e guitarras incendiárias. Um apelo à atitude e ao espírito pioneiro, o ideário jovem que a marca trabalha  há um bom tempo.

Se você gostou das dicas pode acessar o site  “Mais 1 livro. com” que traz informações interessantes sobre a relação recíproca entre a literatura e a publicidade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s