TCC teórico ou prático: eis a questão

Você já imaginou como vai construir seu último trabalho na graduação? De uma coisa você já deve estar certo,  pensar em trabalho de conclusão de curso é algo que nos suscita medos, dúvidas, nervosismo, mas ao mesmo tempo é a referência de que estamos saindo da faculdade e partindo por outras direções, mais elevadas e ainda mais importantes.

Assim como entramos com o pé direito, devemos sair com o mesmo “pé”, esbanjando competência e sucesso. Por isso é bom começar logo a avaliação sobre os possíveis temas para o seu TCC, pois, mais cedo ou mais tarde ele vai chegar com tudo! Se você já está em período de formatura já deve saber do que estamos falando. Se ainda está no princípio ou no período intermediário do curso é bom você já ir pensando no assunto. Afinal, o que você vai escolher: Projeto Experimental ou Monografia?

Primeira questão: qual é a diferença entre esses dois termos? Bem, a monografia possui um viés mais teórico, uma pesquisa realizada com enfoque mais em bibliografias e outros materiais com esse caráter, o que não impede de ser utilizada a pesquisa de campo, por exemplo. Já um projeto experimental possui uma essência mais prática. O aluno que optar por essa modalidade deve produzir um vídeo, uma campanha, um projeto em Assessoria de Imprensa etc. Uma produção que deve se orientar a partir de mecanismos mais inovadores para que se possa aplicar efetivamente a ideia do “experimental”. Neste caso, o aluno não vai precisar apresentar seu trabalho para uma banca, mas sim para o público-alvo de seu projeto, e além disso terá que construir um artigo sobre sua experiência.

Para a professora do Curso de Comunicação Social da Unijuí, Marcia Formentini, vários fatores tendem a pesar na escolha do aluno entre desenvolver uma Monografia ou um Projeto Experimental: “A escolha é uma questão muito relativa. Depende do perfil do aluno. O aluno que já trabalha em pesquisa científica, por exemplo, que planeja fazer na sequência da graduação um mestrado, pode ser mais despertado para o lado da monografia. Outros alunos, mais envolvidos com o mercado de trabalho, por exemplo, optariam pelo projeto experimental que constitui uma aplicação mais prática”, explica Marcia.

E por falar em TCC, estamos no final do semestre e temos muita gente se formando por aí.

A aluna Simone Taisa Schwanke, formanda na habilitação de Relações Públicas, desenvolveu um Projeto Experimental onde aplicou um trabalho de Assessoria de Imprensa por três meses na UABI (União das Associações dos Bairros de Ijuí/RS).

O trabalho contou com a reformulação do blog da Associação, o desenvolvimento de informativos, clipping, entre outras ações. A ideia surge como uma iniciativa positiva de estudantes de Comunicação em aplicar as teorias aprendidas ao longo do curso em locais carentes de uma cultura de comunicação como planejamento, como necessidade vital para o sucesso de instituições privadas e públicas. Segundo a professora Marcia Formentini, sua orientadora, o trabalho foi bastante produtivo por ter sido o primeiro trabalho de comunicação a ser desenvolvido na UABI e pela receptividade que a proposta teve entre os participantes das associações, o que “mostra mais uma vez a importância que a comunicação tem nos diferentes segmentos sociais, dando visibilidade aos mesmos”, complementa.

E tem muito mais trabalhos de Comunicação que vão ser apresentados aqui na Unijuí.

Fique atento para a divulgação do calendário das defesas e vá correndo dar uma “espiadinha” no que os formandos estão produzindo e já comece a se inspirar para quando chegar a sua hora de desenvolver o tão famoso TCC.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s