Jornalistas e Hackers unidos pela informação

A palavra “Hackathon” parece estranha para você?

Na verdade, o termo constitui  a união entre a palavra “hacker” e “marathon”. Traduzindo…uma maratona para promover uma discussão jornalística com hackers sobre como publicar conteúdos públicos na internet.

 Afinal, após a aprovação da Lei do Acesso à Informação, os órgãos passaram a ser obrigados a disponibilizar informações na rede.

 Mas como publicar uma série de informações técnicas na internet tornando esses conteúdos acessíveis para a leitura e compreensão do público?

Que tal utilizar as ferramentas que os hackers sabem bem e organizar essas informações em gráficos e outros aplicativos?

Pensando nisso, o Grupo Estadão vai promover na próxima sexta-feira (22) um encontro em São Paulo com jornalistas, repórteres, editores, designers, diagramadores, ilustradores, programadores e hackers. A ideia é pensar em formas de gerar valor público para a informação.

Usar das tecnologias digitais disponíveis para aperfeiçoar a informação e deixá-la mais acessível para todos os públicos constitui mais um exemplo de como as plataformas digitais podem influir na atividade jornalística. Um dica  para quem está pensando em participar do Primeira pauta 2012.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s