1000 perguntas: Teoria da Comunicação

Você vai ser alienado… Enfeitiçado… Seduzido… A mídia é a “mocinha”. A mídia é a “vilã”.  A mídia destrói conceitos, constrói outros… A mídia isso…a mídia aquilo…

E por aí vai… São julgamentos que não acabam mais.

Mas como podemos avaliar o potencial dos meios de comunicação na vida social, qual a importância do tal de “quarto poder”  no nosso dia a dia?

Na Comunicação Social, à luz das Teorias da Comunicação iluminamos um pouco nosso senso crítico. Contudo, mesmo sendo fundamental, a parte teórica não é uma das melhores coisas para se estudar. O conteúdo é complexo, hermético e nos traz algumas dores de cabeça na hora de estudar a disciplina.

É tão complexo, que os alunos desenvolvem uma série de dúvidas quanto aos conceitos, escolas estudadas, tipos de pesquisa. Assimilar os conteúdos não é uma tarefa fácil quando nos deparamos com textos e mais textos em linguagem difícil sobre o tal do processo de comunicação que na prática parece tão simples.

E que tal compreender as teorias através das dúvidas dos outros alunos? Ler as perguntas que certos alunos fizeram ao seu professor pode ser uma maneira mais fácil de sanar nossas próprias questões e resolver perguntas que nem sempre são esclarecidas em sala de aula.

Então, por que não deixar que os próprios estudantes desenvolvam o assunto e escolham que questões são mais pertinentes em se tratando de Teoria da Comunicação e como devem ser respondidas?

Para isso, o livro do escritor e jornalista Felipe Pena serve direitinho! Ele trata justamente disso. Com o título 1000 perguntas: Teoria da Comunicação: Conceitos Mídia Profissões, o livro reúne perguntas e respostas elaboradas pelos próprios alunos de Felipe Pena na disciplina de Teoria da Comunicação, no primeiro semestre de 2005.

Uma linguagem mais simples com o texto em formato pingue-pongue, que facilita a leitura e diminui um pouco a complexidade dos paradigmas.

Esta aí uma dica de livro bem bacana que pode lhe ajudar a percorrer a disciplina de teoria sem tantos obstáculos e dores de cabeça!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s