Intercom Sul 2012: O Retorno

Unochapecó: o local dos estudos, das discussões acadêmicas e de muitos sorrisos…

Esta semana com certeza começa diferente para os “jogadores” do Intercom Sul 2012, que tinha como tema “Esportes na Idade Mídia: diversão, informação e educação”. O time voltou animado do evento que aconteceu em Chapecó, de 31 de maio a 02 de junho, com várias vitórias, alguns empates e muito alto astral. A galera da Comunicação assistiu e apresentou trabalhos; participou de oficinas, minicursos, palestras e é claro das festas, que não foram poucas.

Na abertura do evento, o jornalista Juremir Machado da Silva palestrou sobre o tema “A Copa e o Imaginário Midiático”, discutindo o tema central do Intercom Sul 2012 que foi o esporte. O jornalista polemizou, afirmando que seu jornalismo é militarizado, “jornalismo é conflito, sociedade é conflito, vida é conflito, tem de ser armado até os dentes”.

Algumas críticas surgiram sobre as temáticas do Intercom. A estudante de Publicidade e Propaganda da Unijuí, Brenda Medina de Quevedo, contestou o fato de a maior parte das oficinas e palestras estarem voltadas aos estudantes de Jornalismo, “faltaram mais palestras para o público de publicidade” afirmou Brenda. Além disso, vários congressistas reclamaram do fato de estar apenas disponível uma oficina/minicurso por pessoa.

Vocês já ouviram falar do Prof. Dr. José Marques de Melo? Ele foi o personagem homenageado da vez. Merecido, afinal, Melo foi docente-fundador da Escola de Comunicações e Artes da USP e foi quem assumiu a iniciativa de organizar e formatar a INTERCOM. Na homenagem foi apresentado um documentário produzido pelos professores Ilka Goldschmidt e André Arieta. O vídeo traz depoimentos de alunos que integraram o curso de Pós-Graduação em Ensino de Comunicação, realizado em 1995, em Chapecó, e coordenado por Marques de Mello e equipe da Universidade Metodista de São Bernardo do Campo.

Para a estudante de Publicidade e Propaganda da Unijuí, Roseli Horn, a palestra mais interessante foi a de sexta-feira, em que o jornalista Edmilson Ortiz, repórter e apresentador do Globo Esporte na RBS TV,  conversou com os congressistas sobre sua trajetória na área e sobre a importância de fazer jornalismo com humor, “Ele compartilhou todo aprendizado que construiu ao longo de sua carreira. Gostei do que ele falou sobre trabalhar o humor no jornalismo sem perder o foco na informação”, complementou a congressista.

É só alegria…curtindo a viagem ao Intercom Sul 2012.

E vem mais por aí. A próxima parada já está marcada para 2013.  Santa Cruz do Sul vai sediar a próxima edição do Intercom Sul. Que no próximo ano mais alunos possam inscrever trabalhos e participar do evento que desde 1977, reúne estudo, Comunicação e entretenimento.  Já comecem a preparar seus trabalhos para o próximo ano!

Anúncios

Uma resposta em “Intercom Sul 2012: O Retorno

  1. O Intercom Sul 2012 estava mesmo um espetáculo, foram três dias intensos de muito aprendizado e experiências incríveis com pessoas afudê.
    Discordo que tenham faltado atividades para as mentes sedentas dos Publicitários. Eu mesmo apresentei trabalho com o Tóxa, participei de duas oficinas sobre criatividade e empreendedorismo e estava louco para participar de pelo menos mais duas oficinas sobre moda e branding.
    Quem sabe a organização do evento seja meio complexa para os “Interconautas” de primeira viagem… Por isso fica a dica para os aventureiros de Santa Cruz do Sul em 2013: Ande sempre com a programação embaixo do braço e tente se “infiltrar” em tudo que achar interessante!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s