O sabor de um abraço

Quanto você paga ou pagaria por uma Coca-Cola?

Em centavos ou em reais? Ou talvez,  um abraço? É essa a mais recente  jogada de marketing da marca Coca-Cola. Admitir que para obter um refrigerante basta um simples e afetivo abraço é quase um evento de outro mundo. Na verdade é só uma ideia de outro país. O apelo para a subjetividade está cada vez mais ligado ao universo publicitário. E para uma das maiores marcas do mundo, essa peculiaridade não poderia ser diferente. Então, a Coca-Cola lançou uma máquina que disponibiliza refrigerante gratuitamente. Sabe o que a máquina quer em troca? O seu abraço! Ao receber o abraço a máquina libera uma latinha de coca-cola gelada, já imaginou?

A ideia foi desenvolvida pela Ogilvy & Mather de Cingapura. É uma máquina comum de venda, à qual estamos acostumados a ver no mercado. A diferença está nas palavras grafadas na mesma: “Me abrace.” A mensagem convida todos que estiverem passando, a fazer uma pequena demonstração de carinho para a marca de refrigerantes. Que tal? O que você achou dessa pequena invenção do mundo publicitário?A estudante do 7º semestre de Jornalismo da Unijuí, Taís Machado, considera a iniciativa muito criativa, e expõe sua opinião sobre a aplicação da ideia aqui no país: “No Brasil não sei se daria certo, depende… Acho que teria um guarda controlando…para nós brasileiros é mais fácil demonstrarmos afeição, demonstrações públicas de afeto são do nosso cotidiano. Já em países asiáticos há mais dificuldade em demonstrar afeição talvez por isso dê mais certo lá. De uma forma ou outra é um incentivo para a mudança de comportamento que já está acontecendo nesses países, mesmo que lentamente.”

Como você se comportaria em uma situação dessas? Teria vergonha ou receio de envolver seus braços ao redor de uma… máquina de refrigerantes?

Foi isso que pensaram os idealizadores da ação. Contudo, eles estavam redondamente enganados. A máquina do abraço acabou originando grandes filas e inclusive abraços simultâneos. Como disse Leonardo O’Grady, um dos diretores da Coca-Cola no país, a felicidade é contagiosa. E esse foi um dos grandes objetivos da campanha, sustentar o conceito “Abra a felicidade” de uma forma criativa e inovadora.

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