Jogando verde para colher maduro? Cuidado!

Esse pode ser considerado o slogan das estratégias de Marketing de muitas empresas. Organizações que exploram as redes sociais e outros recursos de mídia para divulgarem sua marca de forma inteligente. Mas, cuidado, de repente, os frutos resultantes podem ser podres! Foi o que aconteceu com o grupo Mcdonalds! Em janeiro, a campeã em fast-food decidiu lançar uma campanha no twitter. A intenção era que os usuários comentassem experiências positivas e contassem histórias e curiosidades vividas em lanchonetes da marca. A empresa divulgou a seguinte mensagem: “Quando você faz algo com orgulho, as pessoas podem saboreá-lo”.

O que você responderia?

Bom. A ideia bombou na internet. Do twitter para blogs, e assim por diante. Mas, com um pequeno detalhe: as pessoas não responderam que adoram as batatas-fritas e hamburgers do Mc. Os tuiteiros falaram do lado B das refeições, como a obesidade. Além disso, associaram a marca à crueldade com animais, abusos da cadeia de abastecimento e problemas sanitários, entre outros temas. Histórias de unhas encontradas no BigMac, casos de infecção alimentar. Todo esse enredo virou drama para a empresa. Uma verdadeira tragédia para sua imagem publicitária.

Vocês futuros ou publicitários já formados o que acham da atitude do Mcdonalds? Colocar em risco a imagem da marca em uma rede social onde não se tem controle sob as mensagens constitui uma lição para uma grande empresa, mas também para aqueles que estão apenas começando suas investidas no mercado. O estudante do 1º semestre do curso de Publicidade e Propaganda da Unijuí, Cezar Zaluski, reitera a falha da empresa: “Assim as campanhas publicitárias na internet nem sempre levam para o lado esperado, como neste caso, onde foi lançada hashtag #McDstories no twitter, o intuito era de que a resposta dos consumidores seria de certo modo boa com relação aos produtos oferecidos pela rede, como os consumidores têm o poder de expressar sua opinião, nesses casos através das mídias sociais, podemos nem sempre ter o resultado esperado.”

Para as equipe de Marketing das empresas isso vira uma dor de cabeça daquelas…

Mas, para nós, ainda apenas espectadores, isso pode servir como objeto de estudos e de alguns sutis sorrisos. Veja outras gafes de marketing retiradas do site http://acontecendoaqui.com.br/posts/as-gafes-de-marketing-de-2011-ate-agora, que reúnem ações que acabaram tendo efeito contrário à marca:

Falta de Pepsi em promoção levanta a bola da Coca-Cola

Em setembro de 2011, a Pepsi fez uma promoção “Leve dois, pague um” que acabou esbarrando na demanda superior ao planejado e na falta do refrigerante nas prateleiras. Resultado: a Coca-Cola, principal concorrente da marca, acabou sendo incluída na ação por alguns varejistas.

E o Mc continua famoso:

No Rock in Rio, Medina se engana e chama Bob’s de McDonald’s

Em outubro do ano passado, o empresário Roberto Medina, organizador do Rock in Rio, acabou citando o McDonald’s no lugar do Bob’s, patrocinador do Rock in Rio 2011, ao comentar uma façanha da rede durante o evento.

Prova do líder do BBB leva Knorr e concorrente aos trending Topics

A Knorr, patrocinadora oficial da 11ª edição do Big Brother Brasil, deixou escapar uma brecha que promoveu a concorrente Maggi na prova do líder do dia 3 de fevereiro deste ano. Na competição, uma prova de resistência, os participantes deveriam vestir uma roupa de frango assado e, após um “banho de temperos”, permaneceriam “assando” num forno até que restasse apenas o vencedor. Porém, logo nos primeiros momentos da competição, os participantes espontaneamente começaram a cantar o jingle da Maggi, levando as duas marcas, patrocinadora e concorrente, além do mascote da Maggi, a “Galinha Azul”, os topo dos assuntos mais comentados no Twitter.

Globo exibe ‘minuto pornô’ durante futebol

Em agosto, a transmissão da partida Botafogo x América-MG no Tempo Real do portal Globo.com acabou exibindo também um minuto de vídeo pornográfico por engano. O acidente técnico ocorreu durante o primeiro tempo, quando a seção de vídeos do site publicou, no lugar dos lances importantes e gols do jogo, o conteúdo pornográfico.

E você conhece mais algumas gafes?

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