Happy birthday aos livros!

“Acredito que a leitura é fundamental para o desenvolvimento de qualquer indivíduo como ser social e profissional.” Marieli Bottega de Moura- 5º semestre em Relações Públicas na Unijuí.

Editora L&PM espalha exemplares de diversos autores em Porto Alegre, São Paulo,Recife e Salvador.

Era uma vez uma Data. Nascida em 1995, hoje ela é uma criança bem desenvolvida, popular, forte e inspiradora. Seu nome? 23 de abril: Dia Internacional do Livro e do Direito Autoral. A mamãe coruja chama-se UNESCO. E os padrinhos foram grandes escritores da história, que partiram para outro mundo em 1616: Miguel de Cervantes, autor da obra prima, Dom Quixote e Willian Shakespeare, do eterno Romeu e Julieta.

A cada ano o comitê da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) nomeia uma Capital Mundial do Livro. Em 2012, Erevan, capital e maior cidade da Armênia, foi escolhida para o título. A cidade mantém um programa que contempla temas diversos como liberdade de expressão e atividades para crianças. Erevan é a 12º cidade a ser escolhida para a Capital Mundial do Livro. Já passaram pelo cargo, Madri (2001), Alexandria (2002), Nova Deli (2003), Antuérpia (2004), Montreal (2005), Turim (2006), Bogotá (2007), Amsterdã (2008), Beirute (2009), Liubliana (2010) e Buenos Aires (2011).

Este ano a UNESCO comemora a data sob o lema “Livros e Tradução”, considerando que a celebração coincide com o 80° aniversário do lndex Translationum, uma bibliografia internacional de traduções, publicada por essa agência especializada das Nações Unidas, e que constitui uma ferramenta única para monitorar as traduções de publicações no mundo.

A leitura é sinônimo de inteligência. Ela constitui um exercício inquestionável para o bem-estar dos indivíduos, para seu desenvolvimento intelectual, para a bagagem cultural, moral e comunicativa das pessoas. Papos entre amigos são enriquecidos a partir do conhecimento de livros de diversos temas e categorias. A insurgência dos veículos virtuais fez emergir um novo perfil de leitor: o leitor dos ebooks e demais formatos disponibilizados na rede.

“O verdadeiro analfabeto é aquele que aprendeu a ler e não lê.”

De que forma isso pode estar afetando a qualidade da leitura na contemporaneidade? Fomos conferir a opinião de alguns alunos, que são pessoas tanto inseridas no mercado da leitura, quanto inseridas no mundo das redes sociais. A estudante de letras do 5º semestre da Unijuí, Vanessa Filipin, considera a disponibilização das leituras no mundo virtual um fator positivo, mas não pleno: “atualmente eu leio muito mais pela internet, do que por livros mesmos. A disseminação da internet, de certa forma beneficiou sim, porque não temos mais o trabalho de ir até a biblioteca e as informações chegam mais rápido, mas eu sinto falta do contato com o livro, de ler as coisas com mais calma”.

Uma pesquisa encomendada pela Fundação Pró-Livro e pelo Ibope Inteligência revelou que 3 em cada 4 pessoas não frequentam bibliotecas no Brasil. Este é um dado extremamente preocupante, já que, segundo nosso grande poeta Mário Quintana, “O verdadeiro analfabeto é aquele que aprendeu a ler e não lê.”

As comemorações do Dia do Livro são bem criativas. Em Porto Alegre a editora L&PM está incentivando a leitura de uma maneira nada convencional?  Imagine você encontrar um livro em um orelhão telefônico? Pois é, a empresa espalhou mais de 100 livros da Coleção 64 páginas em quatro cidades: Porto Alegre, São Paulo, Recife e Salvador. E os presentes estão sendo distribuídos também pelo Facebook e pelo Twitter!

Agora confira algumas dicas de leituras e acrescente a sua dica. Qual livro marcou a sua vida?

Marieli Bottega. 5º semestre de Relações Públicas Unijuí.
Foto: Reprodução/Facebook.

Estudante de Relações Públicas da Unijuí, Marieli Bottega, dá dicas de livros:

A sombra do vento- Carlos Zafón, “A história começa em Barcelona, em 1945. Daniel Sempre está completando 11 anos. Seu pai, ao ver Daniel triste por não conseguir mais se lembrar do rosto da mãe (já morta), lhe dá um presente: de madrugada, leva-o a um misterioso lugar no coração histórico da cidade, o Cemitério dos Livros Esquecidos. O lugar, conhecido por poucos na cidade, é uma biblioteca secreta e labiríntica que funciona como depósito para obras abandonadas pelo mundo, à espera de que alguém as descubra.”

Questões do Coração- Emily Giffin. “Em uma história alternativa e com vários pontos de vista, Emily Giffin nos emociona com um livro luminoso em que boas pessoas são pegas em circunstâncias insustentáveis. Cada um sendo testado de maneira que nunca pensaram ser possível. E cada um deles descobrindo o que realmente importa.”

Publicitário Éverson Barbosa.
Foto:Reprodução/Facebook.

O publicitário Éverson Barbosa também expõe algumas dicas de livros, confira:

Os Irmãos Karamazov: “É uma obra aclamada pela crítica e trata-se de uma narração muito pormenorizada como que de uma testemunha dos aludidos fatos numa cidade afastada russa. O narrador pede constantes desculpas ao leitor por não saber alguns fatos, por considerar a própria narrativa longa (mesmo nos formatos grandes o livro passa de 700 páginas) e por considerar seu herói alguém pouco conhecido ou, até mesmo, desimportante. A narrativa não só conversa com o leitor, mas é onipresente e também indica ou infere os pensamentos dos incontáveis personagens.”

Maravihosa Graça – Philip Yancey. “é de um jornalista que aborda o cristianismo de uma maneira bem jornalística, com entrevistas de pessoas que eram desprezadas, mas que entendem o significado da “graça”, favor imerecido.”

 Gostou das dicas? Então comente e compartilhe suas dicas de livros.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s