Luiza está mesmo é promovendo o marketing viral!

Pode ser uma dancinha, um momento cômico entre amigos ou uma frase deselegante. Algumas situações inusitadas quando caem na rede viram febre entre os internautas e todo mundo comenta, menos a Luiza que está no Canadá.

O comercial da construtora Água Azul da Paraíba, protagonizado pela família do Gerardo Rabello, um colunista social da cidade de João Pessoa, ficou famoso nas redes sociais e passou a ser o meme (do grego mimeme: imitar) mais comentado nos últimos dias.

As redes sociais tomaram o lugar da televisão na difusão de jargões, frases, ideias ou comportamentos que acabam virando mania e caindo na boca do povo. Representando uma grande quantidade de tráfego de informações, elas se tornam um excelente negócio pelo seu poder de alcançar as mais variadas pessoas, nos mais diversos lugares, rompendo as barreiras de tempo e espaço.

Que Luiza está no Canadá todo mundo já sabe, aliás, voltou para o Brasil nesta terça-feira. Mas além da piada que virou vírus nas redes sociais, você reparou que algumas marcas se aproveitaram do momento para impulsionar as vendas?

Chamamos isso de Marketing Viral. Quando uma empresa cria uma situação ou se aproveita de algo já existente para promover o seu produto, ligando-o a novos clientes que por si só espalham-no na rede, podendo atingir um público focado maior que o Marketing tradicional, e com pouco custo. Por isso, o Marketing Viral se torna mais eficaz, sem desperdício de material, e isso significa que o investimento acontece mais em sua marca e menos em publicidade.

A própria construtora Água Azul, que produziu o comercial, lucrou e muito com a “viralização” da frase, vendendo três apartamentos em apenas seis dias. Várias outras marcas aproveitaram do momento para se promoverem nas costas de Luiza. Até o Ministério do Turismo brincou com a situação

O Ponto Frio, grande loja varejista, utilizou o meme da Luiza no twitter para divulgar uma promoção. O Magazine Luiza também fez várias ações com o bordão da sua xará, além do e-mail marketing da empresa, ativou uma campanha cultural no twitter usando a hashtag #ALuizaNãoViu.

A Luiza também foi tema de inúmeras matérias jornalísticas, sendo citada nas redes sociais de vários famosos. Teve até companhia aérea oferecendo descontos nas passagens para eventuais visitas à Luiza, lá no Canadá.

Mesmo que muita gente ache as ações engraçadas e inovadoras, elas já são uma tendência no mundo digital. Sempre que surge um novo viral, produtores de conteúdo exercitam a criatividade e acham um jeito de unir a marca e o meme. Exemplos disso são o “Hoje é dia de rock, bebê” e o “Que deselegante”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s