Fora do Eixo: uma oportunidade de ouro

Encontrar, ter contato ou até mesmo morar com pessoas do país todo, que pensam igual a você! Um sonho louco, não acha? Pois isso, além de possível, pode se tornar uma ótima experiência para a vida toda. Estou falando do Circuito Fora do Eixo, rede de trabalhos que surgiu no Mato Grosso, no final de 2005.

Como não poderia deixar de ser, grande parte da galera do curso de Comunicação Social, curte a ideia de trabalhar com Teatro, Dança, Circo, Música, ou Cinema. Porém, infelizmente, trabalhar com arte é algo que necessita, mais do que interesse, persistência.

Criada com a ideia inicial de estimular a circulação de bandas, a rede conquistou o seu espaço e hoje agrega não apenas a música, como toda manifestação relacionada à arte, além de já estar em 25 das 27 unidades federativas do Brasil.

O diferencial do Circuito está na sustentabilidade. Isto é, a rede não exige nada além da sua força de vontade e experiência. Vou explicar melhor: existe um núcleo na sua cidade, e você quer participar. O que você tem a oferecer? Tudo o que você sabe fazer. Nesse ambiente não rola dinheiro, ninguém pagará pelo seu trabalho, a recompensa está na experiência adquirida.

Os trabalhos são organizados em frentes temáticas, como Artes Visuais, Economia Solidária, Centro Multimídia, Tecnologias Livres, Música, Clube de Cinema, Palco, Partido da Cultura, Universidade FDE e Fora do Eixo Letras. As frentes possuem agentes produtores responsáveis pela concepção e aplicação dos projetos desenvolvidos pelas redes nas cidades.

“Temos a perspectiva de trabalhar com economia solidária. Não tem grana da iniciativa privada, não tem um mercado e o poder público não nos visita. A gente tem que empreender”, afirma Pablo Capilé, produtor musical e um dos fundadores da rede.

Hospeda Cultura: Dessa mesma maneira funciona a campanha Hospeda Cultura, maneira sustentável de elaborar e executar diversos eventos culturais. Essas casas localizam-se em diversos estados. Para galera que tem interesse e quer passar uma temporada instalada na Casa Fora do Eixo Porto Alegre, a estadia é paga com colaborações e troca de experiências. O interessante está em viver e conviver diretamente com pessoas de outros estados e com culturas totalmente diferentes, além de poder circular entre as casas dos outros estados.

Você confere aqui o vídeo produzido pra o projeto Hospeda Cultura!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s